#Educação #inteligência artificial #igualdadedegenero

Intervenções precoces e educação equitativa são essenciais para eliminar as disparidades de género na ciência
e permitir que todas as crianças busquem aprendizagem e carreiras alinhadas com os seus interesses.
Foto: Adobe Stock/jittawit.21
Foto: Adobe Stock/jittawit.21
"Devemos garantir que todas as meninas possam imaginar um futuro em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e que todas as mulheres possam prosperar em suas carreiras científicas".- Secretário-Geral da ONU, António Guterres
O tema do Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência (IDWGIS) de 2026 é “Sinergia entre IA, Ciências Sociais, STEM e Finanças: Construindo Futuros Inclusivos para Mulheres e Meninas”. À medida que as sociedades lidam com desigualdades crescentes, a integração da inteligência artificial (IA), ciências sociais, ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) e finanças surge como uma abordagem de quatro pilares para acelerar o desenvolvimento inclusivo e sustentável.
A IA oferece ferramentas poderosas para análise de dados, diagnósticos de saúde, modelagem climática e muito mais; no entanto, sem intervenções direcionadas, os seus benefícios correm o risco de não alcançar mulheres e meninas. Os conhecimentos das ciências sociais orientam a elaboração de políticas equitativas, o envolvimento comunitário e as estratégias de mudança de comportamento, garantindo que as inovações em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e IA cheguem a grupos marginalizados. As disciplinas STEM fornecem as habilidades técnicas necessárias para desenvolver, implementar e manter soluções de IA, ao mesmo tempo que promovem equipes de pesquisa com equilíbrio de gênero. Mecanismos financeiros — incluindo investimento de impacto, financiamento misto e fundos com perspectiva de gênero — desbloqueiam capital para ampliar inovações lideradas por mulheres e financiar de forma sustentável a educação em STEM e a pesquisa e desenvolvimento (P&D).
A sinergia entre esses quatro domínios pode ajudar a desmantelar barreiras persistentes, reduzindo as disparidades de gênero em habilidades digitais, catalisando startups lideradas por mulheres, promovendo uma governança de IA sensível à questão de gênero e mobilizando financiamento que incorpore a inclusão social como uma métrica de desempenho.
Fonte: Nações Unidas
Sem comentários:
Enviar um comentário