domingo, 21 de abril de 2024

Dia Mundial da Criatividade e Inovação



A criatividade e a inovação são necessárias para enfrentar os maiores desafios do mundo, desde a crise climática ao empoderamento de género, à pobreza e desigualdades.


Modelo e criança na UNHQ
'Moda e Sustentabilidade: Fique bem, sinta-se bem, faça o bem' – Modelos desfilam roupas sustentáveis ​​representando diferentes regiões do mundo durante a vitrine de moda.
FOTO: Foto ONU/Manuel Elias



Pode não haver uma compreensão universal da criatividade. O conceito está aberto à interpretação desde a expressão artística até à resolução de problemas no contexto do desenvolvimento económico, social e sustentável. Por isso, as Nações Unidas designaram o dia 21 de Abril como o Dia Mundial da Criatividade e Inovação para aumentar a consciência sobre o papel da criatividade e da inovação em todos os aspetos do desenvolvimento humano.
Criatividade e cultura

A economia criativa também não tem uma definição única. É um conceito em evolução que se baseia na interação entre a criatividade e as ideias humanas e a propriedade intelectual, o conhecimento e a tecnologia. Essencialmente, são nas atividades económicas baseadas no conhecimento que se baseiam as “indústrias criativas”.

As indústrias criativas – que incluem produtos audiovisuais, design, novos meios de comunicação, artes performativas, editoras e artes visuais – são um setor altamente transformador da economia mundial em termos de geração de rendimento, criação de emprego e receitas de exportação. A cultura é um componente essencial do desenvolvimento sustentável e representa uma fonte de identidade, inovação e criatividade para o indivíduo e a comunidade. Ao mesmo tempo, a criatividade e a cultura têm um valor não monetário significativo que contribui para o desenvolvimento social inclusivo, para o diálogo e a compreensão entre os povos. Hoje, as indústrias criativas estão entre as áreas mais dinâmicas da economia mundial, proporcionando novas oportunidades para os países em desenvolvimento darem um salto para áreas emergentes de elevado crescimento da economia mundial.
 
ONU

 Continuar a ler

 

Sem comentários: