sábado, 22 de agosto de 2015

Dia Internacional da Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição




No dia 23 de agosto celebra-se o Dia Internacional da Lembrança do Tráfico de Escravos e sua Abolição, que é "tanto uma homenagem a todas as vítimas e sua resistência contra a escravidão como uma chamada de atenção para a verdade, justiça e diálogo entre os povos. A história do tráfico de escravos é o de uma batalha, e, eventualmente, uma vitória, pela liberdade e direitos humanos, simbolizada pela revolta dos escravos de Santo Domingo na noite de 22-23 agosto de 1791.

Este ano, uma tal mensagem é particularmente importante, porque 2015 marca o início da Década Internacional das Pessoas de Ascendência Africana (2015-2024).
O espírito deste Dia, criado em 1997 por iniciativa da UNESCO, articula-se com a meta da Década para promover o conhecimento e o respeito pela contribuição de pessoas de ascendência africana para a diversidade cultural e do desenvolvimento das sociedades.

O crime de escravidão forjou laços irreversíveis entre povos e continentes, e lembra a todos os povos do mundo que os seus destinos estão ligados, porque as suas histórias e identidades foram parcialmente feitas através dos mares, às vezes até mesmo em outros continentes. Ao ensinar, comunicar e transmitir esta história, podemos agora reforçar os direitos e a dignidade das pessoas de ascendência africana e, em conjunto, a luta contra todas as formas de racismo e discriminação.

Através de seu projeto Rota do Escravo e História Geral da África, a UNESCO está a esforçar-se para revelar a realidade da escravidão e o tráfico de escravos para nos ajudar a aprender com isso esse capítulo da história. Durante 20 anos, o Projeto Rota do Escravo tem estimulado a pesquisa e incentivado a implementação de ferramentas de ensino nas escolas, a proteção de memoriais e até mesmo o reconhecimento oficial da escravatura como crime contra a humanidade pelas Nações Unidas em 2001. O compromisso da UNESCO também está presente na organização do concurso internacional para a conceção do Permanent Memorial para honrar as Vítimas da Escravidão e do Tráfico Transatlântico de Escravos, inaugurada este ano na sede das Nações Unidas.

Confrontada com os perigos permanentes de racismo e extremismo, a UNESCO está a tomar medidas para garantir que a memória e a história sejam forças para o diálogo, a tolerância e o entendimento mútuo. Ao promover a diversidade inerente nas nações, através da experiência da escravidão e o tráfico de escravos, podemos entender melhor o mundo diversidade e encontrar o caminho para a paz."

 Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO (nossa tradução)




Durante mais de 400 anos, mais de 15 milhões de homens, mulheres e crianças foram vítimas do trágico comércio transatlântico de escravos, um dos capítulos mais terríveis da história humana.

 

Panorama do tráfico de escravos oriundo de África, 1500-1900.

David Eltis e David Richardson, Atlas do Tráfico Transatlântico de Escravos (New Haven, 2010).



  

  
                           © UNESCO, The Slave Route map.



 

Este vídeo retraça o caminho percorrido pelo Projeto da Rota do Escravo ao longo dos últimos vinte anos (1994-2014) para quebrar o silêncio sobre a história da escravatura.

 

Sem comentários: