Agosto 2014
"No dia 26 de agosto o escritor Julio Cortázar completaria um século de vida. Falecido há 30 anos, o argentino nascido acidentalmente em Bruxelas deixou um enorme legado à literatura mundial com relatos inesquecíveis como Rayuela e Histórias de Cronópios e de Famas. Em forma de homenagem, a Blimunda # 27 é dedicada a Cortázar. Além de um texto do mexicano Carlos Fuentes sobre o amigo argentino, a revista publica um artigo de Dulce María Zúñiga, coordenadora da Cátedra Julio Cortázar na Universidade de Guadalajara (México), uma entrevista com o pesquisador catalão Carles Álvarez Garriga, possivelmente o maior conhecedor do espólio do autor de Bestiário, e um texto de Ricardo Viel sobre os cem anos do 'maior cronópio de todos'.
A 16ª edição do Festival de Música do Mundo, em Sines, é um dos destaques da revista com uma crónica assinada por Sara Figueiredo Costa, que na cidade do litoral alentejano conversou com os músicos do grupo colombiano Meridian Brothers, fundado em Bogotá .
Na secção Infantil e Juvenil, Andreia Brites apresenta três guias para visitar a natureza, um convite para aproveitar o verão sem abandonar a literatura.
A Saramaguiana vem recheada de críticas sobre Claraboia, o romance póstumo de José Saramago que acaba de ser traduzido em inglês. São textos publicados na Alemanha, no Brasil, na Espanha, na Inglaterra e em Portugal e que dão uma boa ideia de como a obra foi recebida ao redor do mundo."