quinta-feira, 8 de agosto de 2019

A invenção ocasional




"No Outono de 2017, o Guardian propôs-me que escrevesse para as suas páginas uma coluna semanal. Senti-me lisonjeada e, ao mesmo tempo, assustada.
Nunca fizera uma experiência desse género e receava não ser capaz. Depois de muitas hesitações, fiz saber à redação que aceitaria a proposta se me fosse enviada uma série de perguntas, a cada uma das quais, por sua vez, eu responderia respeitando os limites do espaço que me fosse fixado.” - Da Introdução, de Elena Ferrante







Autor: Elena Ferrante 
Ilustrador: Andrea Ucini
Título: A invenção Ocasional
Editora: Relógio D'Água 
Data de publicação: 19.07.2019




O resultado do convite endereçado à escritora pelo Guardian foi precisamente a publicação de A Invenção Ocasional, uma coleção de cinquenta e um textos, uma polifonia de temas, composta nas variadas dimensões da vida.

O livro “começa por acaso no dia 20 de janeiro de 2018 pela narração sempre incerta de uma primeira vez e termina por acaso no dia 12 de janeiro de 2019 focando-se sobre uma última vez”.

Fala-nos de acontecimentos que permaneceram na memória da autora ou que se desenvolvem no presente, episódios, imagens, gestos, intuições, relações e leituras, que no seu conjunto compõem um mosaico em movimento onde o imaginário das mulheres de hoje ocupa um importante lugar. 

As ilustrações são de Andrea Ucini.



💮💮💮 


"Não me arrependo de meu anonimato. Descobrir a personalidade do escritor através das histórias que propõe, das suas personagens, dos objetos e paisagens que descreve, do tom da sua escrita, não é mais nem menos que um bom modo de ler." 
Elena Ferrante, numa entrevista via mail para Il Corriere della Sera.




📖 Ninguém sabe quem é Elena Ferrante e os seus editores originais procuram manter silêncio absoluto sobre a sua identidade. Houve até quem suspeitasse que se trata de um homem; outros dizem que nasceu em Nápoles e viveu na Grécia e em Turim. A maioria dos críticos considera-a a nova Elsa Morante, uma voz extraordinária que provocou um terramoto na narrativa dos últimos anos. O sucesso de crítica e público reflete-se em artigos publicados em jornais e revistas como The New York Times e Paris Review

A saga composta por A amiga Genial, História do Novo Nome, História de Quem Vai e de Quem Fica e História da Menina Perdida está destinada a tornar-se um clássico da literatura europeia do século XXI. 





Sem comentários: