Animação sobre as principais mensagens que o Relatório de Monitorização Global da Educação (Relatório GEM) da UNESCO apresenta em sua edição de 2019 cujo tema é a migração, o deslocamento e a educação. O Relatório recomenda proteger o direito à educação de migrantes e deslocados para que ninguém seja deixado para trás.
Resumo do Relatório 2019 (PDF)
📍O Relatório de Monitorização Global de Educação 2019: migração, deslocamento e educação - construir pontes, não muros (Relatório GEM) contribui para a compreensão das dinâmicas entre migração e educação, ao analisar os desafios e as oportunidades educacionais enfrentados por migrantes nas comunidades que os acolhem.
"Atualmente, leis e políticas deixam de atender crianças refugiadas e migrantes, ao negar-lhes os seus direitos e ignorar as suas necessidades. Migrantes, refugiados e deslocados internos estão entre as pessoas mais vulneráveis do mundo, e incluem moradores de favelas, migrantes sazonais que lutam pela sua subsistência e crianças em centros de detenção. Ainda assim, com frequência, eles não conseguem ter acesso às escolas, as quais lhes poderiam oferecer um espaço seguro e a promessa de um futuro melhor. [...] Ignorar a educação de migrantes representa o desperdício de um enorme potencial humano. [...] A mensagem deste Relatório é clara: investir na educação de migrantes é a diferença entre abrir o caminho para a frustração e a instabilidade, e o caminho para a coesão e a paz". (Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay).
UNESCO
Sem comentários:
Enviar um comentário