sábado, 24 de agosto de 2019

O lixo que se escreve











Ontem deparei com uma frase fantástica de Tom Waits [1]: “O mundo é um lugar infernal, mas a má escrita está a destruir a qualidade do nosso sofrimento.” Waits sabe do que fala; algumas das suas canções – estranhas e imprevisíveis – são monumentos literários. 

Justamente, vendem-se cada vez menos livros de literatura (romance e poesia) e o que aparece, na maior parte das vezes, são arremedos de uma banalidade monstruosa; não me admira que a não-ficção (sobretudo história, biografia e ciência) tenha cada vez mais sucesso, diante da crise da ficção literária. 

A “qualidade do sofrimento” é uma coisa que procuramos valorizar com bons livros. Ao contrário do que dizem certos tolos, a leitura não nos faz melhores cidadãos (ou seja, a não deitar lixo no chão, pagar os impostos, ser amável); desperta-nos para o mistério, para o enigma, para a melancolia, para a maldade e – claro – para o sofrimento, a falta ou o amor. 

A má escrita é, por isso, um pecado contra a beleza. E, se na escola não houver bons livros a circular, os leitores de amanhã não saberão distingui-la no meio do ruído. E do lixo.

Francisco José Viegas, Blogue A origem das espécies, 24 de maio de 2019




📢  
                   Tom Waits - Tom Traubert's Blues (Four Sheets to the Wind in Copenhagen)





[1Thomas Alan Waits é um músico, instrumentista, compositor, cantor e ator norte-americano. A sua voz grossa e rouca e as suas letras por vezes estranhas e intrigantes marcam a personalidade da sua música.



Sem comentários: