segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Amatka, um romance distópico




+ Leitur@s



«Um romance distópico inesquecível. Com elementos de Kafka, Borges e Le Guin.» 
 - The Guardian








Título: AMATKA
Tradutor: raquel Dutra Lopes
Editor: Topseller
Data de publicação: junho de 2018
Nº de Páginas: 256



Vanja é uma jovem assistente de informação enviada para a colónia 4 com a missão de estudar os hábitos de higiene dos locais. 

Esta narrativa é uma laje mais no rude e inquietante caminho da distopia*. As colónias são constituídas por sobreviventes de um mundo desconhecido, e vivem à beira da desintegração. É preciso nomear constantemente as coisas para que não se diluam numa massa informe. 

A ameaça é constante: “Tudo começa quando obrigamos a matéria a tomar uma forma que não pode manter. Se não o fizéssemos, se conseguíssemos aprender a viver de outra maneira… mas não podemos fazer isso enquanto este conhecimento for mantido em segredo.” 

Nada está garantido naquele estranho mundo. A burocracia e o conformismo social são o frágil cimento que mantém aquela e as outras colónias a funcionar. Os dissidentes, quando os há, são submetidos a uma operação cirúrgica que provoca afasia. 

Vanja estabelece uma relação com Nina, Ivar e Ulla, e ganha o favor do bibliotecário Evgen, que tenta salvar livros e papéis antigos, descobertos nas ruínas da primeira colónia. Anna, a poeta celebrada pela comunidade, desaparecera sem deixar rasto, acompanhada por uma centena de colonos. No entanto, há quem saiba o que realmente aconteceu. 

Uma nova possibilidade de vida destaca-se no horizonte. Vanja, cujo pai fora um rebelde, não se conforma. Ela é um arauto que se descobre livre. Depois do suicídio de Ivar, revela-se-lhe o lado obscuro e subterrâneo da colónia e descobre que há algo a fermentar para além do céu plúmbeo e das águas geladas do lago que assinala o começo da tundra. 

Agora nada pode estancar a mudança. “Uma pessoa cria as palavras. Entrega-se ao mundo e transforma-se na palavra.


José Guardado Moreira, E-Revista Expresso, 8 de setembro de 2018





👉 Para saber+ sobre o conceito de distopia, consulte: 


 http://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/distopia/



Sem comentários: