quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Línguas dos povos indígenas




As línguas desempenham um papel crucialmente importante na vida diária de todos os povos. São fundamentais nas áreas de proteção dos direitos humanos, construção da paz e desenvolvimento sustentável, através da garantia da diversidade cultural e do diálogo intercultural. No entanto, apesar do seu imenso valor, as línguas em todo o mundo continuam a desaparecer a um ritmo alarmante devido a uma variedade de fatores. Muita delas são línguas indígenas.

As línguas indígenas, em particular, são um fator significativo numa ampla gama de outras questões indígenas, nomeadamente a educação, o desenvolvimento científico e tecnológico, a biosfera e o meio ambiente, a liberdade de expressão, o emprego e a inclusão social.

Em resposta a essas ameaças, a Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU) adotou uma Resolução (A / RES / 71/178) sobre "Direitos dos Povos Indígenas", proclamando 2019 como o Ano Internacional das Línguas Indígenas.

Este ano, a celebração do Dia internacional dos povos indígenas do mundo tem precisamente como tema as Línguas dos Povos Indígenas

A grande maioria das línguas em perigo é falada pelos povos indígenas. Estima-se que, a cada duas semanas, uma língua indígena desaparece, colocando em risco as respectivas culturas indígenas e sistemas de conhecimento. É por isso que, neste Dia Internacional, o objetivo é chamar a atenção para a perda crítica de idiomas indígenas e a necessidade urgente de preservar, revitalizar e promovê-los nos níveis nacional e internacional.



💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢💢


No Chile, o povo indígena mais numeroso do país, os Mapuche, irá perder muito mais do que a palavra falada se a sua língua morrer. Como muitos outros povos indigenas do mundo, luta pela sua existência.









Sem comentários: