quarta-feira, 7 de agosto de 2019

Dia internacional dos povos indígenas do mundo



9 de agosto














Há cerca de 370 milhões de indígenas no mundo, a viver em 90 países. Representam menos de 5% da população mundial, mas respondem por 15% dos mais pobres. Falam a grande maioria dos 7.000 idiomas do mundo e representam 5.000 culturas diferentes.

Os povos indígenas são herdeiros e praticantes de culturas únicas e formas de se relacionar com as pessoas e o meio ambiente. Eles mantiveram características sociais, culturais, económicas e políticas distintas das sociedades dominantes em que vivem. Apesar das suas diferenças culturais, os povos indígenas de todo o mundo compartilham problemas comuns relacionados com a proteção dos seus direitos como povos distintos.

Os povos indígenas buscam o reconhecimento das suas identidades, do seu modo de vida, do seu direito às terras, territórios e recursos naturais tradicionais, mas ao longo da história os seus direitos sempre foram violados. Os povos indígenas hoje estão indiscutivelmente entre os grupos de pessoas mais desfavorecidos e vulneráveis ​​do mundo. A comunidade internacional reconhece agora que medidas especiais são necessárias para proteger os seus direitos e manter as suas distintas culturas e modo de vida.

Com o objetivo de aumentar a consciencialização sobre as necessidades desses grupos populacionais, comemora-se, a 9 de agosto, o Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo, escolhido em reconhecimento à primeira reunião do Grupo de Trabalho sobre Populações Indígenas realizada em Genebra em 1982.

Sem comentários: