quarta-feira, 9 de setembro de 2020

O papel e a intervenção da biblioteca na Web

 

Documento orientador para ajudar a pensar o papel e a intervenção da biblioteca na Web.



Presença em linha das bibliotecas escolares: roteiro para a definição de uma política
Publicado por RBE 2020




A vida profissional, pessoal e social decorre, cada vez mais, em ambientes em linha. Num mundo cada vez mais digital, é na rede e com a rede que aprendemos e comunicamos. 

Assim, a biblioteca escolar, procurando responder às necessidades dos utilizadores, deverá encontrar caminhos para fazer a sua transição, a nível dos serviços que presta, para se tornar numa biblioteca com dimensão digital (ou eBiblioteca) constituindo-se como um Hub de inovação no fornecimento de serviços digitais à comunidade que serve. Nesta relação com e para a comunidade, torna-se imprescindível que a sua presença digital seja forte e diversificada, por via dos canais em que marca presença. A criação de uma imagem de marca, isto é, de uma identidade digital é o ponto de partida para a afirmação de uma biblioteca inovadora que acrescenta valor aos serviços e recursos que oferece à sua comunidade. 

Cabe a cada biblioteca definir, implementar e consolidar a sua identidade digital, seguindo um plano pré-estabelecido. Definir o que é importante implica priorizar entre tudo aquilo que se considera relevante. Se a biblioteca não estabelecer prioridades e não fizer opções de acordo com as mesmas, tudo será valorizado de igual modo e ela andará sem rumo no ciberespaço. 

Este documento apresenta um conjunto de ações a desenvolver pela biblioteca para garantir uma presença em linha estruturada, coerente e eficaz, tendo como ponto de partida canais existentes ou a criar. A política a definir deverá ser enquadrada num plano de marketing e comunicação da biblioteca que engloba toda a sua estratégia de comunicação e não apenas o que respeita à sua presença digital.


Sem comentários: