segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Ferramentas de avaliação formativa



  Revisão, Comentários, Isolado, Opinião, Testimonial
    Imagem: Pixabay



Os meus alunos compreenderam o que foi trabalhado na aula? Existem ideias, conteúdos, conceitos ou habilidades sobre os quais ainda têm dúvidas? Tenho que rever alguma coisa na próxima aula?

Estas são apenas algumas das questões que os educadores reflexivos precisam de considerar da aula terminar. Na verdade, muitas dessas perguntas reflexivas que os docentes se colocam podem ser respondidas se usarem um método de avaliação formativa simples, rápido e muitas vezes criterioso, aplicado no final da aula. É uma tarefa simples que exige que os alunos respondam a algumas perguntas ou realizem certas tarefas exploradas durante o processo de aprendizagem.

Pode ser usada uma variedade de tipos de perguntas / atividades. Há múltipla escolha, verdadeiro ou falso, resposta escrita curta, correspondência, preenchimento de espaços em branco e pesquisas ou enquetes, para citar apenas alguns. Em termos de implementação em sala de aula, as respostas devem ser curtas, concisas e envolver os alunos numa revisão das habilidades, conceitos e experiências explorados durante a aula. Também são ideais para continuar a aprendizagem na aula seguinte - muitos professores começam a aula seguinte com as respostas da aula anterior para ativar o conhecimento prévio dos alunos.

Na era da aprendizagem digital, as respostas já não se limitam a ser apresentadas em pequenos pedaços de papel recolhidos pelos professores quando os alunos deixam a sala de aula (embora esse método ainda seja adequado). Existem inúmeras ferramentas digitais à disposição dos docentes para recolher esses valiosos dados de desempenho dos alunos.

Aqui estão 18 das melhores ferramentas de avaliação formativa para professores - para recolher dados, obter instantâneos de compreensão, criar notas de saída digital e muito mais.




Usar uma ferramenta como o Loop pode ser um meio fácil de verificar se os alunos compreenderam o conteúdo da aula, ao mesmo tempo que se estimula (e promove) a reflexão dos alunos.



Os docentes podem configurar diferentes tipos de respostas com vários tipos de perguntas e enviar pedidos de participação por e-mail ou link partilhável. As atualizações recentes permitem que as perguntas incluam imagens e links do YouTube. Todos os participantes terão as suas respostas numa única folha de cálculo. Os docentes podem rever todas as respostas num mesmo documento.



O Socrative permite que educadores avaliem os seus alunos com atividades educacionais em tablets, laptops ou smartphones (ideal para ambientes BYOD). Através do questionamentos em tempo real, docentes e alunos podem visualizar os dados para tomar decisões sobre a aprendizagem futura.

4. Sinais manuais

👍 👉 👎

Ok, esta não é uma ferramenta digital, mas usar sinais manuais para rapidamente 'medir a temperatura' da turma já está no kit de ferramentas da maioria dos professores. Até mesmo um 'polegar para cima se conseguir, um polegar para o lado se estiver a meio do caminho e um polegar para baixo se estiver perdido' fornece aos professores 'dados de avaliação formativa' instantâneos. Claro que isso é uma autoavaliação, o que significa que o professor depende da capacidade dos alunos se autoavaliarem, mas essa é uma habilidade que também pode ser desenvolvida com o tempo.


Ver a imagem de origem

Ao usar os cartões Plicker, os alunos podem fornecer respostas às perguntas dos professores. O docente pode usar um smartphone ou um tablet para capturar as respostas dos alunos e o aplicativo recolhe e relata os dados.


Flipgrid logo
Se quiser avaliar os alunos por meio de vídeos - pedindo que criem resumos curtos, 3-2-1 (3 coisas de que me lembro, 2 perguntas que tenho a colocar e 1 coisa que achei interessante, etc.), Flipgrid é uma maneira fácil para criar e partilhar vídeos ao mesmo tempo que controla a visibilidade e a privacidade.




Pode saber mais sobre como usar o IXL aqui, mas, em resumo, é uma plataforma de aprendizagem adaptável baseada no conteúdo - o que significa que o conteúdo e as aulas estão lá e, como professor, você simplesmente atribui (ou deixa os alunos selecionarem) o conteúdo cuja compreensão vai ser avaliada.



Avaliação formativa baseada em jogos.


Google Classroom
Embora possa não ser a maneira mais rápida de obter dados em tempo real (dependendo do modelo de ensino e aprendizagem que está a ser usado), o Google Classroom é certamente popular e, se o usar, terá as perguntas, e muitos outros dados de aula disponíveis num único espaço que, definitivamente, lhe tornará a vida mais fácil.


Ver a imagem de origem

O VoiceThread permite que professores e alunos discutam documentos, apresentações, imagens, arquivos de áudio e vídeos usando vários métodos. Os alunos podem adicionar respostas de áudio, texto ou vídeo para uma experiência de avaliação centrada nos media.



O Padlet é um espaço partilhado online onde os alunos podem partilhar notas, arquivos multimedia, hiperlinks e documentos. Os docentes podem ajustar as configurações de privacidade para garantir a segurança dos alunos.



Mentimeter New Logo 2020.png

O Mentímetro permite o uso de apresentações interativas com pesquisas em tempo real dos alunos enquanto decorre o processo de ensino. Embora tenham uma opção de conta gratuita, ela é limitada a apenas duas perguntas por apresentação. 



O Dotstorming é um espaço para brainstorming e tomada de decisão em grupo em tempo real.


Edpuzzle

Escolha um vídeo, dê-lhe o seu toque mágico e acompanhe a compreensão dos alunos.


Ver a imagem de origem

Ideal para alunos mais velhos. Os professores podem pedir aos alunos que postem um resumo de 280 caracteres da aula e permitir que a discussão aconteça após o término oficial da mesma. Pode ancorar as respostas usando uma hashtag personalizada para que seja pesquisável mais tarde. Obviamente, a desvantagem aqui são as preocupações com a privacidade dos alunos - sem mencionar que eles estão no Twitter (com todas as distrações inerentes). 



Formative


Se não tem o seu próprio conteúdo, pegue um formato da biblioteca pública com milhares de formatos pré-fabricados. Sinta-se à vontade para editar qualquer detalhe de uma pergunta para torná-la adequada aos seus alunos. Quando encontrar o que quer atribuir aos seus alunos, basta um clique. Em seguida, partilhe informações de login, um link ou código de convidado para os alunos participarem e se divertirem.


Pear Deck

Entre os outros benefícios desta ferramenta de ensino popular estão as integrações com outras ferramentas, incluindo Google ou ferramentas de ensino digitais baseadas na Microsoft.


Poll Everywhere

Permite criar atividades envolventes e escolher entre uma variedade de tipos de atividades, como perguntas e respostas abertas, múltipla escolha e nuvens de palavras. As respostas podem ser visualizadas em tempo real. Cada tipo de atividade incentiva a participação dos alunos e ajuda o professor a receber um diferente tipo de feedback.

 

Ryan Schaaf*. 18 Of The Best Formative Assessment Tools For Teachers [Updated]. Teach Thought. 3 de setembro 2020

*Professor assistente de tecnologia, Notre Dame of Maryland University


Carrapatos, Marca, Verde, Direito, Corrigir, Símbolo

Sem comentários: