sexta-feira, 18 de setembro de 2020

Dia Internacional da Paz

 

21 de setembro

Tema 2020: Moldando a Paz, juntos












Neste tempo de distanciamento social, talvez não possamos ficar ao lado uns dos outros. Mas ainda devemos ficar juntos pela paz. E, juntos, eu sei que podemos - e vamos - construir um mundo mais justo, sustentável e igualitário.
- António Guterres, Secretário Geral da ONU

“Os ideais de paz e direitos universais são desafiados e violados diariamente. Existem inúmeros obstáculos para sua realização. Todos os tipos de desafios testam a nossa capacidade de construir um mundo de harmonia, compreensão e coexistência pacífica: desigualdades sociais e económicas, que conduzem à angústia e à pobreza, às alterações climáticas, que dão origem a novos conflitos, e à explosão demográfica que cria novas tensões. Formas de populismo e extremismo também se espalham por todo o mundo.
Para superar esses desafios, devemos agir coletivamente e construir o edifício da paz, tijolo por tijolo. Esse é o objetivo da Agenda 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, que apela a uma ação concertada para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, os quais contribuem para um mundo mais justo e pacífico, nomeadamente, combatendo a pobreza, a fome e a desigualdade de género, promovendo a educação, defendendo a justiça e comprometendo-se com um meio ambiente saudável.”
- Audrey Azoulay, Diretora Geral da UNESCO



O Dia Internacional da Paz celebra o poder da solidariedade global para a construção de um mundo pacífico e sustentável.

Isso nunca foi tão importante como nesta época de desafios sem precedentes. Novas forças de divisão surgiram, espalhando ódio e intolerância. O terrorismo está a alimentar a violência, enquanto o extremismo violento busca envenenar as mentes dos jovens e vulneráveis. Nas partes mais pobres e menos desenvolvidas do mundo, os desastres naturais relacionados com o clima estão a aumentar a fragilidade existente, incrementando a migração forçada e o risco de violência.

As barreiras para a paz são complexas e íngremes - nenhum país pode resolvê-las sozinho. Isso requer novas formas de solidariedade e ação conjunta, começando o mais cedo possível.

Estabelecer uma cultura de paz e desenvolvimento sustentável está no cerne do mandato da UNESCO. Treino e pesquisa em desenvolvimento sustentável estão entre as prioridades, assim como educação em direitos humanos, habilidades para relações pacíficas, boa governança, lembrança do Holocausto, prevenção de conflitos e construção da paz.

Sem comentários: