terça-feira, 8 de setembro de 2020

Ensino e aprendizagem da literacia na crise do COVID-19 e para além dela

 

8 de setembro | Dia internacional da literacia


picture



O Dia Internacional da Literacia (ILD) 2020 terá como foco o ensino e aprendizagem da literacia na crise do COVID-19 e para além dela, com foco no papel dos educadores e na mudança das pedagogias. O tema irá destacar a literacia numa perspectiva de aprendizagem ao longo da vida e, portanto, focará principalmente jovens e adultos. A recente crise do Covid-19 tem sido um lembrete gritante da lacuna existente entre o discurso político e a realidade: uma lacuna que já existia na era pré-Covid-19 e que está a afetar negativamente a aprendizagem de jovens e adultos que não têm ou têm baixo nível de habilidades literácicas e, portanto, tendem a enfrentar várias desvantagens. Durante o Covid-19, em muitos países, os programas de literacia de adultos estavam ausentes nos planos iniciais de resposta à educação, então a maioria dos programas de literacia jovens e de adultos que existiam foi suspensa - apenas alguns cursos continuaram virtualmente, pela TV e rádio, ou em espaços ao ar livre.

Qual é o impacto da crise da Covid-19 nos educadores de literacia básicas dos jovens e adultos e no ensino e aprendizagem? Quais são as lições aprendidas? Como podemos posicionar efetivamente a literacia dos jovens e adultos nas respostas globais e nacionais e nas estratégias para a fase de recuperação e construção de resiliência? 

Ao explorar essas questões, o Dia Internacional da literacia 2020 proporcionará uma oportunidade para refletir e discutir como as pedagogias e metodologias de ensino inovadoras e eficazes podem ser usadas em programas de literacia dos jovens e adultos para enfrentar a pandemia e para além dela. O Dia também será uma oportunidade para analisar o papel dos educadores, bem como políticas, sistemas, governança e medidas eficazes que podem apoiar os educadores e a aprendizagem. Por meio de uma conferência virtual, a UNESCO iniciará uma discussão global coletiva para reimaginar o ensino e a aprendizagem da literacia dos jovens e adultos na era pós-Covid-19, em direção à realização do ODS4.




O combate ao analfabetismo e à iliteracia estão inscritos no 4.º Objetivo (ODS4) da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.


Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4: Educação de qualidade



Sem comentários: