terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Promover e encorajar o respeito pelos direitos humanos para todos





Os direitos humanos incluem o direito à vida e à liberdade, à liberdade de opinião e de expressão, o direito ao trabalho e à educação, entre e muitos outros. Todos merecem estes direitos, sem discriminação.

O Direito Internacional dos Direitos Humanos estabelece as obrigações dos governos de agirem de determinadas maneiras ou de se absterem de certos atos, a fim de promover e proteger os direitos humanos e as liberdades de grupos ou indivíduos.

Desde o estabelecimento das Nações Unidas, em 1945 – face à forte lembrança dos horrores da Segunda Guerra Mundial -, um de seus objetivos fundamentais tem sido promover e encorajar o respeito pelos direitos humanos para todos, conforme estipulado na Carta das Nações Unidas:


“Considerando que os povos das Nações Unidas reafirmaram, na Carta da ONU, sua fé nos direitos humanos fundamentais, na dignidade e no valor do ser humano e na igualdade de direitos entre homens e mulheres, e que decidiram promover o progresso social e melhores condições de vida em uma liberdade mais ampla, … a Assembleia Geral proclama a presente Declaração Universal dos Direitos Humanos como o ideal comum a ser atingido por todos os povos e todas as nações…” - Preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 1948








O documentário "A Trajetória do Genocídio Nazista", com direção de Raye Farr, utiliza imagens raras para mostrar a ascensão e a consolidação dos nazistas na Alemanha que levaram a uma guerra mundial e ao assassinato de milhões de pessoas. As imagens são provenientes de diversos museus, coleções particulares e grande parte delas, exibidas pela primeira vez. A produção é do Museu Norte Americano Memória do Holocausto e contou com o apoio do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) na divulgação para o público de língua portuguesa, com o objetivo de provocar a reflexão e o debate sobre este momento da história, situado entre 1918 e 1945, crucial na forma como vemos o mundo. 

Produção: Museu Norte Americano Memória do Holocausto 

Tradução e legenda: UNIC Rio



Sem comentários: