sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Deslocados | Refugiados, migrantes, exilados, repatriados, apátridas







Mais de 70 milhões de pessoas estão deslocadas em todo o mundo. Isso significa que estão em perigo por causa da violência, guerra ou perseguição e tiveram que deixar as suas casas e ir para outro lugar para estarem seguras. Vivem como refugiados, pessoas deslocadas internamente ou solicitantes de asilo.

Muitos refugiados são crianças e jovens menores de 18 anos. 111.000 deles tiveram que ficar em segurança sem a família ou os pais.

A cada minuto, 25 pessoas são forçadas a fugir por causa de violência ou perseguição. Por dia, 37.000 pessoas são forçadas à condição de deslocados. 


💠💠💠💠💠


Na internet encontramos muita informação sobre os diferentes estatutos  e condições de vida dos deslocados (nomeadamente refugiados, migrantes, exilados, repatriados e apátridas). Explicar estas situações a crianças e jovens do ensino básico e secundário tornou-se parte do trabalho diário de muitos educadores.

Além disso, o treino e a orientação de professores com refugiados nas suas salas de aula nem sempre são baseados nas melhores práticas e estas nem sempre estão disponíveis com facilidade. 


Nesta página da ONU - Ensino sobre Refugiados do ACNUR -, os professores podem encontrar materiais didáticos gratuitos e adaptáveis ​​para temas dos refugiados, asilo, migração e apatridia, além de uma secção dedicada ao desenvolvimento profissional e orientação para professores de escolas primárias e secundárias sobre a inclusão de crianças refugiadas em suas classes. 


As palavras importam

A compreensão dos termos refugiados, migração, deslocados internos e asilo começa com a compreensão de alguns princípios básicos. A palavra refugiado é frequentemente usada como um termo genérico para pessoas deslocadas pela guerra, violência ou perseguição. Mas existem diferentes categorias de pessoas deslocadas, cada uma com necessidades específicas. Saber exatamente o que essas categorias significam é importante e contribuirá para uma melhor compreensão desse tópico complexo.


📌Refugiados


Refugiados são pessoas que fogem de conflitos ou perseguições.






Use e combine esses materiais como achar melhor nas lições sobre o tópico.



📌Migrantes

Os migrantes são pessoas que se mudam para outro país por outras razões além de conflitos e perseguições.








📌Deslocados internamente

As pessoas deslocadas internamente buscam segurança noutras partes do país. Hoje, mais de 70 milhões de pessoas estão desalojadas. Este é o número mais alto desde a Segunda Guerra Mundial.







📌Requerentes de asilo

Os requerentes de asilo são pessoas que buscam proteção internacional contra conflitos e perseguições.







📌Repatriados

Os retornados são pessoas que voltaram para casa depois de serem deslocadas.







Apátridas

Os apátridas não têm a nacionalidade de nenhum país.

Hoje, milhões de pessoas em todo o mundo não têm nacionalidade. Isto sifnifica que, geralmente, não podem ir à escola, consultar um médico, conseguir um emprego, abrir uma conta bancária, comprar uma casa ou até casar.

Os apátridas podem ter dificuldade em ter acesso a direitos básicos, como educação, saúde, emprego e liberdade de movimento. Sem essas coisas, podem enfrentar uma vida inteira de obstáculos e decepções.






Sem comentários: