sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Património Cultural Imaterial da Humanidade | Caretos de Podence











Quem já foi a Podence durante a época de Carnaval com certeza conhece os caretos. Estas personagens mascaradas são figuras históricas da região de Macedo de Cavaleiros, em Bragança. Vestem-se de vermelho, amarelo e verde e andam com chocalhos pela aldeia fora atrás das mulheres na terça-feira de Carnaval.

Esta tradição muito antiga foi declarada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, na passada quarta-feira.

Esta tradição vai agora passar para o ecrã, através do minidocumentário A Pele do Diabo, de Zé Maria Mendonça e Moura. O engenheiro informático começou a pensar em retratar este costume em dezembro de 2018; em março, já estava em Podence em gravações. O filme de cinco minutos ficou concluído em setembro e, desde aí, tem ficado na “gaveta” à espera da “melhor altura para ser divulgado”. Para o autor, esse momento chegou: na quarta-feira, 11 de dezembro, o mundo ficaou a saber que a Unesco aprovou a candidatura dos Caretos de Podence a Património Cultural Imaterial da Humanidade.


Sem comentários: