quinta-feira, 8 de março de 2018

Stop-motion - criação de curtas metragens







Oficinas Anima na Camilo


Hoje, de manhã, Tânia Duarte, formadora do Cinanima, esteve na nossa escola a coordenar duas oficinas de animação - Stop-motion -, no âmbito da Semana da Leitura. 

Estiveram presentes os alunos do 7º C e do 8º F.














Tânia Duarte nasceu em Espinho, em 1976. Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes do Porto, tem vindo a desenvolver atividades na área do vídeo e cinema de animação (realização e animação como formação em oficinas). Tem colaborado com vários artistas plásticos como Helia Aluai (”Nós somos quem sóis”) e Ícaro (“Ex-machinae”).

Realizou os filmes “A Guardiã dos Sonhos”, selecionado para a Mostra Europeia de Arte Contemporânea, numa exposição itinerante (Nimes, Edinburgo, Porto); fez a animação do filme “Cicatriz”, Prémio “Onda Curta” no Festival de Cinema e Vídeo dos Países de Língua Portuguesa IMARGENS, Cabo Verde, 2005; participou na equipa do filme de Fernando Saraiva “A Meio da Noite”, premiado em festivais como o Cinanima (Prémio Tóbis 2008) e Adana Golden Boll Film, na Turquia (melhor curta de animação 2009). No Cinanima teve alguns filmes a concurso, resultado da orientação em ateliês com crianças e jovens. Destacam-se “Apito final” (Prémio Jovem Cineasta), “O Lagarteiro” (menção honrosa)“.

Foi formadora na Casa da Animação e teve a seu cargo a docência das disciplinas de Animação I e Animação 2D, de 2006 a 2010, do Curso Multimédia e Design de Jogos Digitais no IPB (Instituto Politécnico de Bragança). Foi também docente no Curso de Animação 2D/3D na Escola Artística e Profissional Árvore (Porto) 2008/2010.

Foi formadora, animadora e realizadora no projecto MIX REPÚBLICA, um projeto original da MONSTRA – Festival de Animação de Lisboa co-produzido e apoiado pela Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República. Este projeto itinerante percorreu cerca de 25 municípios portugueses ao longo de 2010 e 2011, da qual reultaram 25 curtas de animação sobre a 1º República em Portugal (2010/2011).



 

Sem comentários: