quinta-feira, 29 de março de 2018

Dia mundial da consciencialização sobre o autismo (1)


2 de abril




A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou unanimemente o dia 2 de abril como Dia Mundial de Consciencialização sobre o Autismo (A / RES / 62/139) para destacar a necessidade de ajudar a melhorar a qualidade de vida das pessoas com autismo para que possam levar vidas plenas e significativas como parte integral da sociedade.

O autismo é uma condição neurológica vitalícia que se manifesta durante a primeira infância, independentemente do sexo, raça ou condição socioeconómica. O termo espetro do autismo refere-se a um conjunto de características. O apoio adequado, a acomodação e a aceitação dessa variação neurológica permitem que os autistas desfrutem de oportunidades iguais e tenham uma participação plena e efetiva na sociedade.

O autismo é caracterizado principalmente por interações sociais únicas, formas de aprendizagem não padronizadas, grande interesse em assuntos específicos, propensão para as rotinas, são desafiados pelas comunicações típicas e tem formas particulares de processar as informações sensoriais.

A taxa de autismo em todas as regiões do mundo é alta e a falta de compreensão tem um tremendo impacto sobre os indivíduos, as suas famílias e comunidades.

A estigmatização e a discriminação associadas às diferenças neurológicas permanecem como obstáculos substanciais ao diagnóstico e às terapias, uma questão que deve ser abordada tanto por formuladores de políticas públicas em países em desenvolvimento quanto por países doadores.

ONU



Sem comentários: