terça-feira, 27 de março de 2018

Dia mundial do teatro


27 de março









 


O Dia Mundial do Teatro foi iniciado em 1961 pelo International Theatre Institute / ITI. É comemorado anualmente no dia 27 de março pelos Centros ITI e pela comunidade internacional de teatro. Vários eventos nacionais e internacionais de teatro são organizados para marcar esta ocasião. Uma das mais importantes é a circulação da Mensagem do Dia Mundial do Teatro através da qual, a convite do ITI, uma figura de estatura mundial partilha as suas reflexões sobre o tema do Teatro e uma Cultura da Paz. A primeira mensagem do Dia Mundial do Teatro foi escrita por Jean Cocteau, em 1962.

Desde então, a cada ano, no dia 27 de março (data da abertura da temporada de 1962 do Teatro das Nações em Paris), o Dia Mundial do Teatro tem sido celebrado de muitas e variadas formas pelos Centros ITI - dos quais existem mais de 90 em todo o mundo. Além disso, teatros, profissionais do teatro, amantes do teatro, universidades de teatro, academias e escolas também o celebram. 


Todos os anos, uma figura proeminente no teatro ou uma pessoa notável de coração e espírito de outro campo é convidada a partilhar suas as reflexões sobre o teatro e a harmonia internacional.

O que é conhecido como a Mensagem Internacional é traduzido em mais de 50 idiomas, lido para dezenas de milhares de espectadores antes das apresentações em teatros em todo o mundo, e impresso em centenas de jornais diários. Colegas no campo audiovisual dão uma mão fraterna, com mais de cem estações de rádio e televisão a transmitir Mensagem aos ouvintes em todos os cantos dos cinco continentes.



Autores da Mensagem deste ano







Os 5 atores, encenadores e dramaturgos, escolhidos pelo Instituto Internacional do Teatro (IIT), criado há 70 anos, para escreverem a mensagem de 2018 do Dia Internacional do Teatro, que se assinala a 27 de março.

Nada menos que cinco figuras icónicas do teatro contemporâneo, uma de cada uma das 5 Regiões da UNESCO. Cada uma dessas personalidades irá expressar seu compromisso com a 6ª arte, oferecendo um texto tributo escrito para a ocasião.

Sabina Berman, escritora, dramaturga e jornalista mexicana;

WereWere-Loking Gnepo, artista, escritor, dramaturgo, marionetista, diretor e atriz camaronense;

Ram Gopal Bajaj, diretor, ator de teatro e cinema, académico, ex-diretor da National Theatre School, Nova Delhi, Índia;

Simon McBurney, ator, escritor, diretor britânico e co-fundador do Complicity Theatre;

Maya Zbib, diretora, performer, escritora libanesa, co-fundadora da companhia de teatro Zoukak. 


🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺🔺


Faça o download das mensagens do Dia Mundial do Teatro


Sem comentários: