quinta-feira, 22 de março de 2018

Dia Mundial da Água






Tema 2018: Natureza para a Água


A água é um elemento essencial da vida. É mais do que apenas essencial para apagar a sede ou proteger a saúde. A água é vital para criar empregos e apoiar o desenvolvimento económico, social e humano.

Hoje, existem mais de 663 milhões de pessoas que vivem sem abastecimento de água potável perto de casa, passando inúmeras horas em filas ou a caminhar para fontes distantes, e lidam com os impactos na saúde do uso de água contaminada

O tema deste ano explora o modo como podemos usar a natureza para superar os desafios da água do século XXI.

O dano ambiental, juntamente com a mudança climática, está a gerar as crises relacionadas com a água que vemos em todo o  mundo. As inundações, a seca e a poluição da água são agravadas pela vegetação, solo, rios e lagos degradados.

Quando negligenciamos os nossos ecossistemas, tornamos mais difícil o fornecimento da água que precisamos para sobreviver e prosperar.

As soluções baseadas na natureza têm o potencial de resolver muitos dos nossos desafios de água. Precisamos de  fazer muito mais com a infra-estrutura "verde" e harmonizá-la com a infra-estrutura "cinzenta" sempre que possível. A plantação de novas florestas, a reconecção dos rios com as planícies de enchentes e o restabelecimento das zonas húmidas reequilibrarão o ciclo da água e melhorarão a saúde humana e os meios de subsistência.

Objetivo 6 do Desenvolvimento Sustentável - garantir disponibilidade e gerenciamento sustentável de água e saneamento para todos até 2030 - inclui o objetivo de reduzir para metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentar a reciclagem de água e reutilização segura.

O Dia Mundial da Água é coordenado pela UN-Water - o mecanismo de colaboração interinstitucional da ONU para todas as questões relacionadas com a água doce - em colaboração com governos e parceiros.


Saber+ sobre o Dia mundial da água


Sem comentários: