quarta-feira, 7 de março de 2018

Cineasta adapta guião longa-metragem para romance


Semana da Leitura

Dia 8 de março | Biblioteca da Camilo
10:30-11.35 | 3ºCiclo 


 “D. Afonso Henriques, o romance que nasce de um guião - Encontro com o cineasta e escritor José Carlos de Oliveira”






Sinopse do romance

Nada se ouve, nada se vê na escuridão. Só um intenso cheiro a queimado e maresia preenche o vazio. Subitamente um ténue clarão desperta e hesita lá longe... É assim que começa o livro de José Carlos de Oliveira, cineasta que primeiro escreveu um guião, que há de ser um filme do primeiro herói, D. Afonso Henriques.

A adaptação para romance inverte o procedimento usual, ao criar em primeiro lugar o guião e, posteriormente, a adaptação para a literatura.

O cineasta José Carlos de Oliveira considera a experiência extremamente positiva, no sentido em que a adaptação para romance lhe permitiu realizar o filme no papel, dando aos leitores a oportunidade de verem o seu próprio filme, ao mergulharem emotiva e racionalmente na trama surpreendente que tece acontecimentos e personagens da nossa fundação como nação, em que se destaca o inesperado e invulgar primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques.



O romancista e cineasta



Photo credit: http://www.bragacineindependente.com/


Em 40 anos de carreira, José Carlos de Oliveira realizou, produziu ou dirigiu a fotografia de mais de 25 curtas-metragens e documentários, bem como de 53 obras de ficção em cinema para televisão, 4 longas-metragens e mais de 50 filmes publicitários.
No seu vasto currículo profissional destaca-se também a colaboração regular como jornalista e cronista em vários órgãos de comunicação social, a participação como membro do júri de festivais de cinema lusófono, e a colaboração como docente na licenciatura de cinema da Universidade Moderna.



Sem comentários: