sábado, 24 de março de 2018

Dia mundial da tuberculose


24 de março


Procuram-se:
líderes para um mundo livre de tuberculose








Todos os anos comemoramos o Dia Mundial da Tuberculose em 24 de março para aumentar a consciencialização pública sobre as consequências devastadoras, para a saúde, sociais e económicas, da tuberculose (TB) e intensificar os esforços para acabar com a epidemia global de TB. A data marca o dia em 1882, quando o Dr. Robert Koch anunciou que havia descoberto a bactéria que causa a tuberculose, o que abriu caminho para diagnosticar e curar a doença.

Apesar dos progressos significativos nas últimas décadas, a tuberculose continua a ser o maior causador de doenças infecciosas em todo o mundo, matando mais de 4 500 vidas por dia. O surgimento da tuberculose multirresistente (MDR-TB) representa uma grande ameaça à segurança da saúde e pode pôr em risco os ganhos na luta contra a tuberculose.


O tema do Dia Mundial da TB 2018 - "Procuram-se: Líderes para um mundo sem TB" - concentra-se no empenhamento em acabar com a tuberculose, não só ao nível político com os Chefes de Estado e Ministros da Saúde, mas também ao nível dos Prefeitos, Governadores, parlamentares e líderes comunitários, pessoas afetadas pela tuberculose, defensores da sociedade civil, profissionais de saúde, médicos ou enfermeiros, ONGs e outros parceiros. Todos podem ser líderes de esforços para acabar com a tuberculose no seu próprio trabalho ou terreno.

O Dia Mundial da TB oferece a oportunidade de chamar a atenção para a doença e mobilizar o compromisso político e social para acelerar o fim da tuberculose.








Sem comentários: