sexta-feira, 1 de julho de 2022

A identificação no telemóvel

 


Sabia que o Estado disponibiliza uma app que permite guardar o Cartão do Cidadão (e outros documentos, como a Carta de Condução) e é legalmente equivalente a esses documentos?



Esta é a aplicação móvel e o sítio oficial id.gov.pt - a identificação no telemóvel.


Esta aplicação móvel, permite guardar, consultar e demonstrar perante terceiros, uma imagem autêntica e certificada de um documento de identificação, com o mesmo valor jurídico que o dos documentos físicos. O carregamento de cartões é feito pelo cidadão, autenticando-se com a sua Chave Móvel Digital. A app permite gerar e exportar para .pdf digitalmente assinado, uma seleção dos elementos constantes num cartão, possibilitando a partilha desta “certidão” eletrónica para diversos fins. Adicionalmente, a aplicação móvel, permite também confirmar a autenticidade e a validade de cartões digitais de terceiros.

Estão neste momento disponíveis: o Cartão do Cidadão, a Carta de Condução, o Cartão da ADSE, o BI Militar (Exército, Força Aérea e Marinha), o Documento Único Automóvel (DUA) (Certificado de Matrícula), cartão de Funcionário e o Cartão de Ex-Combatente e viúva/o. Brevemente estarão disponíveis: o Certificado de Seguro Automóvel (também conhecido por “carta verde”), o Cartão do ADM e a Mobile Driver’s License (ISO 18013-5).

Este sítio é gerido pela Agência para a Modernização Administrativa, I.P., adiante abreviadamente designada por "AMA".

Sem comentários: