quarta-feira, 13 de julho de 2022

O mundo digital abre um fosso crescente no acesso aos livros impressos?

 




Auto(es)
Miyako Ikeda e Giannina Rech
12 de julho de 2022
8 páginas
Nº 118






Nas últimas duas décadas, a leitura passou de papel para, cada vez mais, ecrãs. À medida que a digitalização se espalha, tem havido crescentes preocupações sobre o acesso desequilibrado a novos tipos de recursos entre estudantes com vantagens socioeconomicas e alunos desfavorecidos. Os resultados do PISA 2018 mostram que, embora os alunos desfavorecidos se estejam a atualizar em termos de acesso a recursos digitais, o seu acesso ao capital cultural, como livros de papel em casa, diminuiu e a lacuna socioeconómica persistiu nas últimas duas décadas. 

Este resumo chama a atenção das partes interessadas da educação para essa questão e fornece evidências para a discussão da equidade na educação, examinando o modo como o acesso a livros em casa está relacionado com o modo predominante de leitura de livros dos alunos, o seu desempenho na leitura e o seu prazer de ler.



Ikeda, M. e G. Rech (2022), "O mundo digital abre um fosso crescente no acesso a livros impressos?", PISA in Focus , No. 118, OECD Publishing, Paris, https://doi.org /10.1787/54f9d8f7-pt .

Sem comentários: