terça-feira, 2 de agosto de 2022

Manifesto IFLA/UNESCO para a Biblioteca Pública 2022

 


















Biblioteca Central de Seattle, Washington



O “Manifesto IFLA/UNESCO Biblioteca Pública 2022” proclama a crença da UNESCO na biblioteca pública como uma força viva para a educação, cultura e informação, e como um agente essencial para promover a paz e o bem-estar no mundo. A sua atualização, apresentada no 87º Congresso Mundial de Bibliotecas e Informação, reexamina o papel da biblioteca pública e expande as versões anteriores para refletir com mais detalhes as maneiras pelas quais as bibliotecas atendem as suas comunidades hoje.

A versão mais recente do manifesto, publicada em 1994, tem sido a pedra angular da defesa da IFLA para bibliotecas públicas, mas as mudanças na tecnologia e na sociedade precisavam de ser incluídas para garantir que o manifesto continuasse a refletir as realidades e missões das bibliotecas públicas hoje. É por isso que em 2020 a IFLA lançou uma consulta para que os funcionários da biblioteca participem da mudança. No ano seguinte, e após recolher mais de 600 respostas, a IFLA trabalhou com a UNESCO IFAP num novo texto que estaria alinhado com o trabalho da UNESCO para promover o acesso à informação e ao conhecimento para todos.

Ressalta-se que dentre as atualizações incluídas no manifesto, as bibliotecas públicas são apresentadas como agentes do desenvolvimento sustentável, enfatiza-se a inclusão, o acesso e a participação cultural de todas as comunidades, o papel da biblioteca pública reflete-se em ajudar todos os membros da sociedade a acessar, produzir, criar e compartilhar todos os tipos de conhecimento (incluindo acesso remoto e digital a informações e materiais) sem quaisquer barreiras, enfatizando o desenvolvimento da literacia mediática e informacional e habilidades digitais, e afirma-se que na era digital as bibliotecas públicas devem ter os mesmos direitos de acesso ao conteúdo digital e aos recursos físicos.

O "Manifesto IFLA/UNESCO para a Biblioteca Pública 2022" apresenta uma definição de biblioteca pública, fala sobre o seu financiamento, legislação e redes, destaca como ela deve funcionar e ser gerida e comenta a importância das associações na sua defesa, mas gostaria de destacar as principais missões da biblioteca pública. Missões-chave relacionadas com a informação, literacia, educação, inclusão, empenhamento cívico e cultura, que devem estar no centro dos serviços das bibliotecas públicas. Além disso, por meio dessas missões-chave, as bibliotecas públicas contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e para a construção de sociedades mais equitativas, humanas e sustentáveis.

Quais são as principais missões da biblioteca pública hoje?
  • Proporcionar o acesso a uma ampla gama de informações e ideias livres de censura, apoiando a educação formal e informal em todos os níveis, bem como a aprendizagem ao longo da vida que possibilite a busca contínua, voluntária e autodirigida de conhecimento para pessoas em todas as fases da vida. 
  • Proporcionar oportunidades para o desenvolvimento criativo pessoal e estimular a imaginação, criatividade, curiosidade e empatia .
  • Criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças desde o nascimento até à idade adulta.
  • Iniciar, apoiar e participar em atividades e programas de literacia para desenvolver habilidades de leitura e escrita e facilitar o desenvolvimento de habilidades de literacia mediática e informacional e literacia digital para todas as pessoas, em todas as idades, no espírito de equipar uma sociedade informada e democrática.
  • Atenda as suas comunidades pessoalmente e remotamente, usando tecnologias digitais que permite o acesso a informações, coleções e programas sempre que possível.
  • Garantir o acesso de todas as pessoas a todo o tipo de informação comunitária e oportunidades para a comunidade, em reconhecimento do papel da biblioteca no centro do tecido social.
  • Proporcionar às suas comunidades o acesso ao conhecimento científico, como resultados de pesquisas e informações de saúde que possam afetar a vida dos seus usuários, bem como possibilitar a participação no progresso científico .
  • Prestar serviços de informação adequados às empresas, associações e grupos de interesse locais.
  • Preservar e fornecer acesso a dados, conhecimentos e patrimónios locais e indígenas (incluindo a tradição oral), proporcionando um ambiente em que a comunidade local possa desempenhar um papel ativo na identificação de materiais que devem ser capturados, preservados e compartilhados, de acordo com os desejos da comunidade.
  • Promover o diálogo intercultural e promover a diversidade cultural.
  • Promover a preservação e o acesso significativo às expressões culturais e patrimoniais, a valorização das artes, o acesso aberto ao conhecimento científico, à pesquisa e às inovações, expressas nos media tradicinais, bem como no material digitalizado e nascido no âmbito digital.
Fonte: Julián Marquina

Sem comentários: