Em 1998, quando a internet estava na sua infância, Daniel R. Tobin escreveu um artigo sobre o termo “Rede de Aprendizagem Pessoal” (Personal Learning Network), que foi abreviado para PLN. Este termo foi usado para descrever uma rede de pessoas e recursos que apoiam a aprendizagem contínua.
Se Tobin realmente cunhou o termo PLN está em debate. Como apontou Clint Lalonde , outros, como Dori Digenti, também escreveram sobre o termo no final dos anos 90.
Digeni disse,
O PLN consiste em relacionamentos entre indivíduos onde o objetivo é o aprimoramento da aprendizagem mútua. A moeda do PLN é a aprendizagem na forma de feedback, insights, documentação, novos contactos ou novas oportunidades de negócios. Baseia-se na reciprocidade e no nível de confiança de que cada parte está a pesquisar ativamente informações de valor agregado para a outra.
O termo evoluiu e agora é às vezes chamado de Rede de Aprendizagem Profissional – levando em consideração o facto de que a maioria dos “educadores conectados” usa o seu PLN para crescimento e interação profissional.
Como Tom Whitby apontou, pode até haver um híbrido da rede de aprendizagem pessoal ou profissional – a Rede de Aprendizagem Personalizada.
…a mudança de nuance mantém que os participantes são aprendizes pessoais e profissionais. Um PLN é uma ferramenta que usa as redes sociais e a tecnologia para recolher, comunicar, colaborar e criar com colegas conectados em qualquer lugar e a qualquer momento. Os educadores participantes, em todo o mundo, fazem solicitações e compartilham recursos.
Quer saber mais sobre o que é um PLN? Esta é a opinião de Marc-André Lalande sobre o assunto em menos de dois minutos.
Por que criar uma Rede Pessoal de Aprendizagem?
Um educador conectado é alguém que colabora online e usa uma variedade de ferramentas para construir a sua própria Rede Pessoal de Aprendizagem.
Existem muitas razões pelas quais todos os professores devem desenvolver um PLN. Apresentamos oito benefícios:
- Você é responsável pelo seu próprio desenvolvimento profissional.
- Pode explorar os seus próprios interesses, necessidades e paixões (ou os dos seus alunos). Pode ter um aluno que está a ter dificuldades com a leitura, ou pode ter ouvido falar de makerspaces e decidir que quer aprender mais sobre isso. Talvez tenha um aluno que queira pesquisar sobre o aquecimento global ou talvez queira encontrar um sistema melhor para realizar um dia de desporto na escola. Você pode recorrer à sua Rede de aprendizagem para obter conselhos e apoio com todos esses tipos de coisas.
- A aprendizagem 24 horas por dia, 7 dias por semana, oferece a flexibilidade de aprender e se conectar no momento que mais lhe convier. Você não precisa esperar por um curso de formação ou de uma conferência. E a aprendizagem 24 horas por dia, 7 dias por semana, certamente também não significa que precisa de estar constantemente online – é você que decide quanto tempo deseja investir e quando.
- Pode aprender e conectar-se como quiser: por meio de vídeos, podcasts, texto, redes sociais, Skype, blogues… a lista continua.
- Pode haver luz e sombra no seu PLN. Pode participar num debate geral sobre educação (ou qualquer outro assunto) para debrief, rir ou descontrair. Ou envolver-se em discussões profundas, debates e reflexões que podem realmente desafiar e transformar o seu pensamento e ensino. A escolha é sua e provavelmente haverá uma hora e um lugar para ambos.
- Pode manter-se atualizado sobre pesquisas e melhores práticas, independentemente dessas informações estarem a ser discutidas na sua própria escola, distrito (ou mesmo país!).
- Um PLN permite amplo brainstorming ou ajuste fino. Você pode saber muito pouco sobre um determinado tópico e pedir à sua Rede de Aprendizagem qualquer/todos os pontos de entrada para explorar o conceito. No outro extremo do espetro, você pode já ter feito muito trabalho num tópico e usar a sua Rede para ajustar as suas ideias e recursos.
- Alunos globalmente conectados precisam de professores globalmente conectados. Ter a sua própria Rede de Aprendizagem é uma maneira importante de ajudar os seus alunos a conectar-se com outras pessoas e começarem a desenvolver as suas próprias redes. Sabemos que isso é importante para enriquecer a aprendizagem dos alunos e ajudá-los a prosperar no mercado de trabalho em constante mudança.
Como criar uma Rede Pessoal de Aprendizagem?
Para construir a sua Rede Pessoal de Aprendizagem, siga a orientação, passo a passo,.
Etapa 2: Fazendo conexões
Etapa 3: Usando o Twitter para criar seu PLN
Etapa 4: Tudo sobre hashtags e bate-papos no Twitter
Etapa 5: Usando blogs como parte do seu PLN
Etapa 6: Usando ferramentas de curadoria como parte do seu PLN
Etapa 7: Arrranjar tempo para construir o seu PLN
A seguinte pasta de trabalho em PDF ajudará a mantê-lo no caminho certo e focado enquanto trabalha nas 7 etapas.
Personal Learning Network - Rede de Aprendizagem Pessoal. Para aprender e ensinar de forma colaborativa em linha. As competências do utilizador (por exemplo, dos educadores) dependem da riqueza da sua “Personal Learning Network”.
Saber mais:
What is a PLN? PLN: Your Personal Learning Network Made Easy
Personal learning network
A PLN Quick Start Guide
Redes Pessoais de Aprendizagem (PNL)
Creating an Online Personal Learning Network
Consultar artigos no Google Académico
Los PLE en el marco europeo de Competencias Digitales (5 março 2015)
¿Cómo se relacionan los libros de texto y los entornos personales de aprendizaje?
Fonte: TIC, Educação e Web, de Jorge Borges
Sem comentários:
Enviar um comentário