quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Os Direitos Humanos devem estar no centro do mundo pós-COVID-19


10 de dezembro - Dia dos Direitos Humanos



Tema 2020: Reconstruir para melhorar




A crise COVID-19 foi alimentada pelo aprofundamento da pobreza, pelo aumento das desigualdades, pela discriminação estrutural e entrincheirada e por outras lacunas na proteção dos direitos humanos. Só medidas para colmatar estas lacunas e avançar com os direitos humanos podem assegurar que recuperemos e construamos um mundo melhor, mais resistente, justo e sustentável.

Fim da discriminação de qualquer tipo: A discriminação estrutural e o racismo alimentaram a crise COVID-19. A igualdade e a não discriminação são requisitos fundamentais para um mundo pós-COVID.

Combater as desigualdades: Para recuperarmos da crise, temos também de abordar a pandemia de desigualdade. Para isso, temos de promover e proteger os direitos económicos, sociais e culturais. Precisamos de um novo contrato social para uma nova era.

Incentivar a participação e a solidariedade: Estamos todos juntos nisto. Dos indivíduos aos governos, da sociedade civil e das comunidades de base para o setor privado, todos têm um papel na construção de um mundo pós-COVID que seja melhor para as gerações presentes e futuras. Temos de assegurar que as vozes dos mais afetados e vulneráveis informem os esforços de recuperação.

Promover o desenvolvimento sustentável: Precisamos de um desenvolvimento sustentável para as pessoas e para o planeta. Os direitos humanos, a Agenda 2030 e o Acordo de Paris são a pedra angular de uma recuperação que não deixa ninguém para trás.

ONU






Sem comentários: