quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

O que significa ser digitalmente competente





Competência-Chave 4 – Competência Digital



A competência digital baseia-se em habilidades básicas em TIC: o uso de computadores para recuperar, avaliar, armazenar, produzir, apresentar e partilhar informações e para se comunicar e participar em redes colaborativas na Internet.

A competência digital implica a utilização segura e crítica das tecnologias de informação e comunicação para atingir os objetivos relacionados com o trabalho, a empregabilidade, a aprendizagem, a utilização dos tempos livres, a inclusão e a participação na sociedade. A competência digital também requer conhecimento das principais aplicações informáticas, como sistemas de processamento de texto, planilhas, bancos de dados, armazenamento e gestão de informações. Da mesma forma, requer o desenvolvimento de várias competências relacionadas com o acesso à informação, processamento e utilização para comunicação, criação de conteúdos, segurança e resolução de problemas, tanto em contextos formais como não formais e informais.




Imagem: Joint Research Centre, European Commission, 2018 (link)




Uma pessoa digitalmente competente deve ser capaz de fazer uso regular dos recursos tecnológicos disponíveis para resolver problemas reais de forma eficiente, bem como para avaliar e selecionar novas fontes de informação e inovações tecnológicas para cumprir determinadas tarefas ou objetivos. A aquisição desta competência exige também o desenvolvimento de uma atitude ativa e crítica face às tecnologias, compreendendo as oportunidades e riscos que a Internet e a comunicação por via eletrónica oferecem e respeitando os princípios éticos e legais na sua utilização. Além disso, a competência digital implica participação e trabalho colaborativo, bem como motivação e curiosidade para aprender e melhorar o uso das tecnologias.

Para um desenvolvimento adequado da competência digital é necessário abordar a informação, comunicação, criação de conteúdo, segurança e resolução de problemas.


Fonte: MOOC Digitally Competent Teachers for Creative Digital Students, European Schoolnet Academy


Sem comentários: