segunda-feira, 31 de dezembro de 2018

O sonho de Dmitry Ivanovich Mendeléev




Dmitri Mendeléev



Dmitri Mendeléev nasceu em 8 de fevereiro de 1834, em Tobolsk, na região leste da Sibéria. Este químico, cientista multifacetado e pedagogo russo foi o criador da primeira versão da tabela periódica dos elementos químicos, prevendo as propriedades de elementos que ainda não tinham sido descobertos. 




   



Desde cedo, Mendeléev mostrou um grande talento para as ciências. Fez os seus estudos no Instituto Pedagógico Geral, em São Petersburgo, os quais terminou em 1855 como primeiro aluno da turma. Em 1859, recebeu uma bolsa para estudar um ano em França (com Henri Reynault, químico experimental) e um ano na Alemanha (com Robert Bunsen, autor do bico de Bunsen, conhecido em todos os laboratórios e com Gustav Kirchhof, juntos estavam a criar o espectroscópio). 

Após um desentendimento com um dos seus professores da Universidade de Heidelberg, Mendeléev desistiu das aulas, mas permaneceu na Alemanha, trabalhando num laboratório improvisado no seu próprio apartamento. Foi aí que estudou a dissolução do álcool em água (base da sua dissertação de doutoramento sobre a combinação do álcool com a água) e fez importantes descobertas no âmbito de estruturas atómicas, valência e propriedades dos gases.

Em 1869, voltou para São Petersburgo, onde lecionou química no Instituto Técnico. Enquanto escrevia o seu livro de química inorgânica - o Osnovi Chimii (Princípios de Química, 1868-1870) -, um livro clássico onde aprofundou o estudo da relação entre as propriedades dos elementos, na tentativa de criar um sistema para os classificar, Mendeléev organizou os elementos químicos na forma da atual tabela periódica. Criou uma carta para cada um dos 63 elementos conhecidos, cada uma constituída pelo símbolo, a massa atómica e as propriedades químicas e físicas do respetivo elemento. Colocando as cartas numa mesa, organizou-as por ordem crescente de massas atómicas, agrupando-as em elementos de propriedades semelhantes, formando assim a tabela periódica.

Nesse trabalho, Mendeléev formulou a lei periódica segundo a qual, quando todos os elementos são dispostos em ordem crescente de peso atómico, a tabela resultante exibe propriedades periódicas e permite observar os vários tipos de relações químicas, até então estudadas isoladamente. A sua classificação periódica é a base da teoria da estrutura eletrónica do átomo

A tabela de Mendeléev tinha algumas vantagens sobre outras tabelas ou teorias antes apresentadas, mostrando semelhanças numa rede de relações vertical, horizontal e diagonal. A classificação de Mendeléev deixava ainda espaços vazios, prevendo a descoberta de novos elementos. Foi esta tabela que serviu de base para a elaboração da atual tabela periódica.

Dmitri Mendeléev faleceu em São Petersburgo, em 1907.

Sem comentários: