quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Direitos Humanos | Mulheres




As mulheres têm direito ao gozo pleno e igual de todos os seus direitos humanos e a serem livres de todas as formas de discriminação. No entanto, a discriminação contra as mulheres persiste em muitas áreas, direta e indiretamente, através de leis e políticas, normas e práticas sociais e estereótipos baseados no género. A igualdade de género perante a lei não significa necessariamente que as mulheres, na prática, tenham oportunidades iguais. Este infográfico examina de perto as várias formas de discriminação que as mulheres enfrentam.






Dia da Mulher e outras observâncias

O Dia Internacional da Mulher é observado anualmente no dia 8 de março. O Dia Internacional da Mulher surgiu pela primeira vez das atividades dos movimentos trabalhistas na virada do século XX na América do Norte e em toda a Europa. É um dia, observado por muitos países ao redor do mundo, no qual as mulheres são reconhecidas por suas conquistas sem considerar as divisões, sejam nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, económicas ou políticas. 

Além do Dia Internacional da Mulher e do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, a ONU observa outros dias internacionais dedicados à consciencialização sobre os diferentes aspetos da luta pela igualdade de género e o empoderamento das mulheres. Em 6 de fevereiro, o Dia Internacional da Tolerância Zero à Mutilação Genital Feminina é observado, 11 de fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, 19 de junho é o Dia Internacional para a Eliminação da Violência Sexual em Conflito, 23 de junho é o Dia Internacional das Viúvas, 11 de outubro é o Dia Internacional da Rapariga e 15 de outubro o Dia Internacional das Mulheres Rurais.

Orange the World 💛

Sem comentários: