sábado, 15 de dezembro de 2018

Faça lá um poema!


Concurso






Convite aos alunos

O Plano Nacional de Leitura, PNL2027, e a Fundação Centro Cultural de Belém, CCB, que todos os anos e com intenção de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, celebram o Dia Mundial da Poesia, vêm convidar-te a participar no Concurso FAÇA LÁ UM POEMA, que decorrerá entre dezembro e março de 2019.

Este concurso é dirigido aos alunos dos 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário de todas as escolas públicas e privadas do continente e ilhas. Ou seja, a ti, que gostas de ler e de escrever e que também gostas de dizer os teus textos em voz alta ou gostas de os ouvir lidos por outras pessoas.

Vamos pedir a colaboração de um júri para ler os teus textos e os dos outros concorrentes, que os vai ordenar de acordo com critérios como a criatividade, a adequação morfológica e sintática, a riqueza do conteúdo, o estilo, a originalidade do tema.

Tal como em edições anteriores, a apresentação pública dos poemas selecionados terá lugar no Centro Cultural de Belém, no âmbito das comemorações do DIA MUNDIAL DA POESIA. Aí podes ler o teu texto, dividindo com outros o brilho e o significado das tuas palavras.

Assim, no dia 23 de março de 2019, vai evocar-se a escritora Sophia de Mello Breyner Andresen quando se assinalam 100 anos do seu nascimento. Se assim entenderes, encontras nela um bom pretexto temático, a sua escrita é rica e diversa e quem sabe com ela encontras a inspiração de que precises.



Como participar

1. A participação no concurso é individual e sob pseudónimo.

2. O Concurso não é subordinado a um tema específico (tendo em conta que o poeta celebrado este ano, no Dia Mundial da Poesia no CCB é Sophia de Mello Breyner Andresen podes tomar como referência esta poeta e a sua temática vasta).

3. Para envio dos poemas ao PNL, até dia 18 de fevereiro, devem ser adotados os seguintes procedimentos: o registo dos poemas é feito em dois ficheiros: um para o 3.º ciclo do ensino básico e outro para o ensino secundário, de acordo com o documento modelo disponibilizado na página web do concurso faça Lá Um Poema (10.ª edição de 2019). Para acesso aos ficheiros com os poemas, as escolas devem partilhar no formulário do SIPNL as duas hiperligações, uma por cada ciclo/nível de ensino, mediante o seu prévio alojamento num serviço de Cloud (Dropbox, Google Drive, My Cloud, ou outro). Os textos enviados depois do dia 18 de fevereiro de 2019 ou por outro meio não serão considerados a concurso.

4. A seleção dos textos será feita em dois momentos distintos:
1º - Pré-seleção dos poemas feita por um júri constituído para o efeito e que elege os dez melhores textos dos concorrentes do 3º Ciclo do Ensino Básico e os dez melhores textos dos concorrentes do Ensino Secundário [ENTRE 19 DE FEVEREIRO e 1 DE MARÇO, 2019].
2º - Os textos selecionados serão, de seguida, lidos por um júri final [designado pelo CCB e pelo PNL2027] que ordenará os textos vencedores em 1º, 2º e 3º lugares e alguma distinção, inevitável pela qualidade de que se revista [ENTRE 4 DE MARÇO E 6 de MARÇO, 2019].
As decisões do júri são soberanas pelo que não são sujeitas a recurso.

5. Aos autores dos que forem considerados os melhores poemas, serão atribuídos prémios, a anunciar e a divulgar nos portais do PNL2027 e do CCB.

6. Os autores dos textos premiados podem, eles próprios, ler os seus poemas na Maratona de Leitura do CCB, indicar alguém que os leia por si ou permitir a um declamador que o faça.

Plano Nacional de Leitura, PNL2027 | Dezembro 2018


Sem comentários: