sábado, 15 de dezembro de 2018

Inês de Castro


Concurso








O Concurso Inês de Castro recolhe da história de D. Pedro e D. Inês a sua temática base permanente e unificadora, sendo a 11.ª edição, novamente, dedicada a uma das suas dimensões: o AMOR e o DESAMOR

O Concurso dirige-se aos alunos do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário que se façam conhecedores da história da relação entre D. Pedro e D. Inês de Castro e realizem, a partir do mapeamento de lugares históricos e geográficos bem como dos seus contextos sociais, políticos, económicos, literários e afetivos, um trabalho performativo direta ou indiretamente relacionado com os amores de Pedro e Inês.


Sugestões possíveis de abordagem do tema: 

● A construção de uma geografia do amor entre outras personagens da História, da Literatura ou do conhecimento pessoal dos alunos; 
● O relato de tragédias de amor; 
● A definição de amor dos alunos; 
● Uma confissão de amor; 
● O retrato de um ser amado; 
● Uma prova original de amor;
● Desamores que se tornam amor; 
● Desamores que quebram laços de amor; 
● … 

O produto final, a apresentar em vídeo, deve ser original, mobilizar saberes e capacidades variados, podendo assumir diferentes modalidades de representação: 

● Filme; 
● Teatro; 
● Dança; 
● Sketch; 
● Peça musical; 
● Leitura expressiva; 
● … 

A inscrição no concurso pelas escolas sede dos agrupamentos/ escolas não agrupadas deverá ser realizada através do preenchimento do respetivo formulário no SIPNL.

O concurso decorre até 19 de abril de 2019.


O regulamento pode ser consultado AQUI.




Sem comentários: