sábado, 1 de dezembro de 2018

Sida : 30 anos de consciencialização e combate












1 de dezembro de 2018 marca o 30º aniversário do Dia Mundial da SIDA - um dia criado para aumentar a consciencialização sobre o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) e a consequente epidemia de SIDA.

Desde o início da epidemia, mais de 70 milhões de pessoas adquiriram a infeção e cerca de 35 milhões de pessoas morreram. Hoje, cerca de 37 milhões no mundo vivem com o HIV, dos quais 22 milhões estão em tratamento. 

Quando o Dia Mundial da SIDA foi estabelecido pela primeira vez, em 1988, o mundo parecia muito diferente de como é hoje. Agora, temos testes, tratamentos e várias opções de prevenção facilmente acessíveis, incluindo a profilaxia pré-exposição da PrEP e serviços que podem atingir comunidades vulneráveis.



No final dos anos 80, no entanto, “a perspetiva para as pessoas com HIV era bastante sombria”, diz a Dra. Rachel Baggaley, coordenadora do teste e prevenção do HIV na Organização Mundial de Saúde / OMS. “Os anti-retrovirais ainda não estavam disponíveis, por isso, embora pudéssemos oferecer tratamento para infeções oportunistas, não havia tratamento para o HIV. Foi um momento muito triste e difícil ”. 



Em 2017, 1,8 milhão de pessoas foram infetadas pelo HIV. 

De acordo com a Agenda 2030, o mundo comprometeu-se a acabar com a SIDA até 2030, mas as taxas de novas infeções e mortes não estão a diminuir com a rapidez suficiente para que essa meta seja atingida.


A maior parte das novas infeções e mortes por HIV são registadas em lugares onde certos grupos de maior risco permanecem inconscientes, mal servidos ou negligenciados.

O HIV continua a afetar desproporcionalmente adolescentes e jovens em muitos países. Cerca de um terço das novas infeções pelo HIV ocorrem em pessoas entre 15 e 25 anos. Em quase todos os países onde o HIV afeta muitos grupos, as mulheres jovens com idades entre 15 e 24 anos têm de três a cinco vezes mais probabilidades do que os homens de ter HIV.


WHO (Organização Mundial de Saúde e SIDA - 30 anos)



O que é preciso fazer?


 O tema do Dia Mundial da Sida 2018 é : Conheça a sua situação.


1 milhão é o número de pessoas que morre anualmente de HIV por desconhecerem que têm HIV 
e não estarem em tratamento ou por começarem o tratamento demasiado tarde. 



A defesa e comunicação da OMS para o Dia Mundial da SIDA 2018 visam atingir os seguintes objetivos:

1. Exortar as pessoas a conhecer o seu estado de infeção por HIV através de testes, e para aceder a serviços de prevenção, tratamento e cuidados de HIV;

2. Instar os decisores políticos a promover uma agenda “saúde para todos” para o HIV e serviços de saúde relacionados, como a tuberculose (TB), hepatite e doenças não transmissíveis.

                   


Sem comentários: