sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Educação, currículo, cidadania democrática e direitos humanos



Publicações UNESCO



 http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002343/234386e.pdf

Clicar na imagem para aceder ao documento






"A educação para a cidadania democrática e a educação em direitos humanos é vital para a realização de sociedades pacíficas, sustentáveis e inclusivas com base no respeito pelos direitos humanos de cada pessoa. 

O fortalecimento das políticas educativas nos campos da educação para a cidadania democrática e os direitos humanos reside na próprio coração do trabalho do Conselho da Europa, da Organização Educativa, Científica e Cultural das Nações Unidas, da Agência para as Instituições Democráticas e Direitos Humanos da Organização para a Segurança e Co-operação na Europa, e a Organização dos Estados Americanos. Essas organizações co-produziram esta publicação para apoiar o compromisso dos seus estados membros e participantes na promoção da cidadania e dos direitos humanos e no melhoramento do acesso a uma educação de qualidade para todos. [...]

Os processos eficazes de ensino e aprendizagem requerem professores bem treinados, ambientes de aprendizagem positivos e materiais de aprendizagem de alta qualidade. A política educativa sustenta cada uma dessas dimensões, inclusive através do desenvolvimento e revisão do currículo, foco principal do presente recurso. 

Esta publicação pretende explorar as atuais tendências, facilitar uma troca de experiências e melhorar o acesso a abordagens especializadas em desenvolvimento avançado de reforma curricular nos campos da cidadania democrática e da educação em direitos humanos. Embora existam muitas maneiras diferentes de fazer isso, devido à diversidade de contextos dos Estados membros, há também uma série de pontos comuns.

Assim, é possível identificar etapas-chave no desenvolvimento do currículo e no planeamento da implementação. Existem também processos fundamentais que refletem os princípios de cidadania democrática e respeito pelos direitos humanos, incluindo a consulta ativa de todos os interessados e esforços de transparência. 

Os processos de desenvolvimento dos curricula nesta área ajudam a garantir a legitimidade e eficácia das políticas adotadas."


Review for Democratic Citizenship and Human Rights Education, UNESCO/Council of Europe/Office for Democratic Institutions and Human Rights of the Organization for Security and Co-operation in Europe/Organization of American States, 2015, p. 7 



Sem comentários: