quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Cultura de paz e de não-violência







A cultura da paz e da não-violência é um compromisso para a construção da paz, a mediação, a prevenção e resolução de conflitos, a educação para a paz, a educação para a não-violência, a tolerância, a aceitação, o respeito mútuo, o diálogo intercultural e inter-religioso e a reconciliação.

A cultura da paz consiste em "valores, atitudes e comportamentos que rejeitam a violência e evitam conflitos, abordando as suas raízes para resolver problemas através do diálogo e da negociação entre indivíduos, grupos e nações". (Nações Unidas).




Construir a paz nas mentes dos homens e das mulheres

Este compromisso é o próprio fundamento das Nações Unidas, estabelecido após a terrível Segunda Guerra Mundial para criar e manter a paz através de acordos económicos, sociais ou políticos. Mas já não é suficiente hoje. 

Os fundamentos da paz ainda precisam de ser estabelecidos, com a ajuda das agências especializadas que compõem o sistema das Nações Unidas, como a UNESCO. Por mais de 60 anos, a UNESCO assumiu essa missão em conformidade com a sua Constituição que afirma que "desde que as guerras começam nas mentes dos homens, é na mente dos homens que as defesas da paz devem ser construídas". 

A este respeito, a mesma Constituição destaca que "uma paz baseada exclusivamente nos arranjos políticos e económicos dos governos não seria uma paz que pudesse garantir o apoio unânime, duradouro e sincero dos povos do mundo e que a paz deve, portanto, seja fundada sobre a solidariedade intelectual e moral da humanidade ".



Sem comentários: