segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Dia Europeu das Línguas (DEL)


26 de setembro

Tema de 2017: inovação na aprendizagem e no ensino das línguas.



"O Dia Europeu das Línguas deste ano celebra a inovação na aprendizagem e no ensino das línguas. Isso proporciona-nos a oportunidade perfeita de destacar o enorme valor da diversidade cultural da Europa. As nações da Europa são mais fortes e mais prósperas quando estamos abertos e disponíveis para abraçar outros modos de vida, e quando recebemos aqueles que podem contribuir para as nossas sociedades. Ao comemorarmos dezenas de línguas faladas nas nossas comunidades, podemos enviar uma mensagem poderosa: a Europa é um lugar verdadeiramente multilingue onde todos os enquadramentos culturais são bem-vindos e onde todos podem ter uma igual voz. Centenas de eventos foram organizados por escolas, universidades e estabelecimentos culturais para marcar este dia. Gostaria de enviar os meus melhores desejos a todos os participantes." - Declaração do Secretário-Geral do Conselho da Europa, Thorbjørn Jagland




O Dia Europeu das Línguas (DEL) foi instituído em 2001, no Ano Europeu das Línguas, por iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, com o objetivo de celebrar e preservar a diversidade linguística como uma riqueza do património comum da Europa e de sublinhar o imenso valor da diversidade cultural europeia.

Por toda a Europa, 800 milhões de Europeus dos 47 estados-membros do Conselho da Europa são encorajados a aprender mais línguas, em qualquer idade, dentro e fora da escola. O Conselho da Europa promove o plurilinguismo em todo o continente, com base na convicção de que a diversidade linguística é uma via para alcançar uma maior compreensão intercultural e um elemento-chave da riqueza do património cultural da Europa.

No website http://edl.ecml.at, poderá encontrar-se informação detalhada sobre a efeméride em 36 línguas, incluindo o Português.

A todos os estabelecimentos escolares e a outras entidades organizadoras de eventos no âmbito das celebrações do DEL, recomenda-se o registo das respetivas atividades no calendário online disponível em http://edl.ecml.at/edlevents. Este calendário foi criado pelo Conselho da Europa especificamente para este efeito e inclui um mapa através do qual é possível verificarmos rapidamente que atividades vão ser desenvolvidas, quando e onde.

Obrigada! Thank you! Merci beaucoup! ¡Gracias! Danke!

Ouça como se diz "Olá" em várias línguas. 

Sem comentários: