sábado, 16 de setembro de 2017

Mudança climática, um desafio global






A mudança climática está a afetar todos os países em todos os continentes. Perturba as economias nacionais e afeta as vidas. Hoje, é causa de sofrimento de pessoas, comunidades e países. Amanhã, o cenário será muito pior.

As pessoas estão a conhecer os impactos significativos da mudança climática, que inclui mudança nos padrões climáticos, aumento do nível do mar e eventos climáticos mais extremos. As emissões de gases de efeito de estufa das atividades humanas, que atingiram os níveis mais altos de sempre, estão a gerar mudanças climáticas e continuam a aumentar. Se não forem tomadas medidas, ao longo deste século XXI a temperatura média da superfície do mundo deverá aumentar mais de 3 graus Celsius (algumas áreas do planeta poderão aquecer ainda mais). As pessoas mais pobres e vulneráveis são as que estão a ser mais afetadas.

Soluções acessíveis e graduais estão agora disponíveis para permitir que os países avancem para economias mais limpas e resilientes. O ritmo da mudança acelera à medida que mais pessoas optam pelas energias renováveis e por uma série de outras medidas que irão reduzir as emissões e aumentar os esforços de adaptação.

Mas a mudança climática é um desafio global que não respeita as fronteiras nacionais. As emissões num lugar afetam as pessoas em todos os lugares. É um problema que exige soluções coordenadas a nível internacional e requer cooperação internacional para ajudar os países em desenvolvimento a mudar para uma economia de baixo carbono.

Para enfrentar as mudanças climáticas, os países adotaram o Acordo de Paris na COP21 (a Conferência Climática de Paris é oficialmente conhecida como the 21st Conference of the Parties / COP21), em Paris, em 12 de dezembro de 2015, que entrou em vigor menos de um ano depois. 

No Acordo, todos os países concordaram em trabalhar para limitar o aumento da temperatura global para bem abaixo dos 2 graus Celsius, e, dados os graves riscos, para se empenharem de modo a ser atingido o valor de 1,5 graus Celsius.

A implementação do Acordo de Paris é essencial para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e fornece um roteiro para ações climáticas que reduzam as emissões e criem a resiliência climática.

(Nações Unidas. Tradução da nossa responsabilidade)


Sem comentários: