quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Dia Mundial do Turismo


27 de setembro









Turismo, um setor-chave no mundo

Ao longo das últimas seis décadas, o turismo experimentou uma expansão e diversificação contínuas e tornou-se um dos setores económicos de mais rápido crescimento e mais importantes do mundo, beneficiando destinos e comunidades em todo o mundo. As chegadas internacionais de turistas em todo o mundo passaram de 25 milhões em 1950 para cerca de 1,2 bilhões em 2015. Da mesma forma, as receitas do turismo internacional obtidas por destinos em todo o mundo passaram de 2 bilhões de dólares em 1950 para 1260 trilhões em 2015. O setor representa 10 % do PIB mundial e 1 em cada 10 postos de trabalho a nível mundial.

Estima-se que o turismo continuará a crescer em média 3,3% anualmente até 2030. Esse crescimento durante a segunda metade do século 20 e 21 deve-se ao fato de que o acesso ao turismo se expandiu progressivamente graças ao reconhecimento da direito às férias na Declaração Universal dos Direitos Humanos, à adoção melhorada dos direitos dos trabalhadores em muitos países e à crescente classe média em todo o mundo. Além disso, nas últimas décadas, o surgimento de novas tecnologias aplicadas ao turismo e o declínio no preço dos transportes, especialmente o transporte aéreo, levaram a um aumento nas viagens internacionais. É notável a resiliência demonstrada pelo setor nos últimos anos, que apesar de desafios como a crise económica global, desastres naturais e pandemias, experimentou um crescimento quase ininterrupto.

Como qualquer atividade, o turismo tem poderosos efeitos sobre a economia, a sociedade e o meio ambiente nos países geradores e especialmente nos países receptores. Além do impacto socioeconómico do turismo, o setor, se gerido de forma sustentável, pode ser um fator para preservação ambiental, a apreciação cultural e a compreensão entre os povos.


Turismo sustentável - uma ferramenta para o desenvolvimento


Em 2017, a celebração deste Dia Mundial concentra-se no modo como o turismo sustentável pode contribuir para o desenvolvimento e como é realizado em Doha (Qatar).
O turismo sustentável é definido como o turismo que leva plenamente em conta os seus impactos económicos, sociais e ambientais atuais e futuros, atendendo às necessidades dos visitantes, da indústria, do meio ambiente e das comunidades de acolhimento. Deve, assim, fazer o melhor uso dos recursos ambientais, respeitar as comunidades de acolhimento e garantir operações económicas viáveis a longo prazo para que os benefícios sejam distribuídos de forma equitativa entre todas as partes interessadas.

É um instrumento positivo para a erradicação da pobreza, a proteção do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida, especialmente nos países em desenvolvimento. O turismo bem planeado e bem gerido pode contribuir de forma significativa para as três dimensões do desenvolvimento sustentável - económico, social e ambiental -, possui vínculos estreitos com outros setores e pode criar empregos dignos e gerar oportunidades comerciais.

Por conseguinte, é essencial que todos os atores, incluindo as empresas que operam no setor, tenham em conta as oportunidades e as responsabilidades, e atuem em conformidade para que as suas ações deixem uma marca positiva na sociedade em que operam e assegurem a sustentabilidade do destino e seus negócios.
(Nações Unidas)

Sem comentários: