quarta-feira, 3 de julho de 2019

Manual para a medição da equidade na educação






Título original: Handbook on measuring equity in education (2018)
Brasilia : UNESCO, 2019. 143 p. ISBN: 978-85-7652-241-6







Sabemos que a educação é um direito humano fundamental. Sabemos que, sem ela, as nossas vidas – e, de facto, o nosso mundo – seriam muito limitadas. O progresso coletivo nas últimas décadas que levou mais alguns milhões de estudantes para as salas de aula é motivo de comemoração. Porém, diante de tantos desafios que restam – desde preocupações sobre se os estudantes estão realmente a aprender até à exclusão educacional de tantas crianças desfavorecidas –, não podemos esmorecer. 

Agora, como nunca antes, precisamos de monitorizar o progresso da educação mais detalhadamente. Onde estão as lacunas de aprendizagem? Quem está ainda sem educação? E, muito importante, por quê? 

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) determinam um forte foco sobre a equidade na educação, com o objetivo de garantir que as crianças e jovens mais desfavorecidos tenham as mesmas oportunidades que os outros. O ODS 4 exige uma educação de qualidade, inclusiva e equitativa para todos, de modo a não deixar ninguém para trás. O desafio agora é fornecer evidências sólidas, com base em dados concretos, que permitam a monitorização efetiva do progresso da equidade educacional. Com dados atualmente disponíveis para menos da metade dos indicadores globais necessários para monitorar o progresso rumo ao ODS 4, chegou o momento de enfrentar esse desafio. 

Este manual estabelece, em termos práticos, como isso pode ser feito. Produzido pelo Instituto de Estatística da UNESCO, em colaboração com o FHI 360 Education Policy and Data Centre, a Oxford Policy Management (OPM) e a Research for Equitable Access and Learning (REAL) Centre da Universidade de Cambridge, o manual oferece a todos os envolvidos na medição da igualdade educacional não apenas os principais marcos concetuais, mas também ferramentas práticas para realizar o trabalho. Com os países sob pressão para fornecer dados numa escala sem precedentes, o manual também reconhece que nenhum país consegue fazer isso sozinho, o que justifica uma maior cooperação e apoio entre governos, doadores e sociedade civil. 

A oferta de uma educação de qualidade e equitativa apoia os objetivos de desenvolvimento mundiais, desde a redução da pobreza até à promoção de sociedades pacíficas e inclusivas. Esperamos que este manual ajude a traduzir os compromissos assumidos para a educação equitativa em ações concretas para monitorizar o progresso rumo a essa ambição global essencial. 

Silvia Montoya, Diretora do Instituto de Estatística da UNESCO



Sem comentários: