sexta-feira, 12 de julho de 2019

A coroação de Napoleão




RTP Ensina



 http://ensina.rtp.pt/artigo/a-coroacao-de-napoleao-bonaparte/?utm_term=Veja+no+Ensina+o+Auto+da+Barca+do+Inferno+e+Gil+Vicente%2C+a+coroacao+de+Napoleao%2C+a+economia+portuguesa+apos+a+reconquista+e+uma+visita+ao+Palacio+da+A&utm_campaign=RTP+Newsletters&utm_source=e-goi&utm_medium=email




Napoleão Bonaparte não tinha sangue real e queria, de alguma forma, conciliar o prestígio de uma coroação real com o espírito republicano saído da Revolução Francesa. “Império” e “Imperador” era, portanto, o modo mais seguro de legitimar o seu poder de forma grandiosa, majestática e solene sem retomar os hábitos da antiga monarquia de França, que considerava extinta.

Era assim um anúncio de um novo tempo, de uma nova era, em consonância com o novo calendário que a república francesa tinha adotado. Deste modo, depois de ter alcançado o poder absoluto, Napoleão extinguiu a República e proclamou o Primeiro Império, a 18 de maio de 1804, e fez-se coroar imperador (e Josefina, imperatriz), no dia 2 de dezembro.




Sem comentários: