segunda-feira, 29 de julho de 2019

Hermann Hesse | As mais belas histórias




+ Leitur@s





AS MAIS BELAS HISTÓRIAS
de Hermann Hesse,  trad. de Monika Weissler, 
D. Quixote, 2019, 288 págs.




“Encontramo-nos num ponto, num caminho ou numa curva do percurso humano, cuja característica é a de já não saber nada sobre o homem.” As 13 histórias aqui recolhidas (publicadas antes na Ed. Notícias, em 2003), pelo autor de Siddharta, Nobel da Literatura em 1946, são de duas ordens: a infância e o mundo adulto. 

Como prólogo, temos considerações bastante agudas sobre o turismo numa cidade do sul, tão falsa como um cenário de cinema. Depois seguimos o destino de um jovem, que queria mudar o mundo através de altos ideais filosóficos, acabando no redil do sentimento. Há outro jovem que parte para missionar na Índia, descobrindo um mundo novo. Ainda o fim inglório de um frade com vida dupla. E um grupo de velhos rezingas, caindo como folhas outonais, depois de uma vida ao deus-dará. 

Uma breve excursão ao futuro não augura nada de bom, por via da opressão da guerra como fim último da civilização. Ou a infeliz saga a que foi conduzida uma alcateia de lobos perdida na montanha invernosa. Um divertido e melancólico sarau literário, que tem como protagonista o próprio autor, remata esta antologia. Todavia, as histórias mais interessantes dizem respeito ao estudo da infância, com as vicissitudes do crescimento, as dúvidas íntimas e as revoltas intrínsecas contra a incompreensão da vida ainda por viver. A relação com os colegas na escola, de um rapazito de 11 anos com um pai severo, o desejo ainda não formulado, ou incipiente, de uma outra vida, mais vasta e, porque não, tocando o infinito, manifesta-se em episódios marcantes na “alma da criança”. 

São aguarelas, que o autor praticou com afinco, e que abrem frestas no quotidiano. “Ali estava parado, olhando, escutando, e, por alguns momentos, encontrei novamente a sensação da santa eternidade que não conhece o significado do tempo.”

José Guardado Moreira
E-Expresso Revista, 20 de julho de 2019


Sem comentários: