domingo, 10 de junho de 2018

Não tomem como garantida a partida








Texto dedicado aos alunos da Camilo que agora terminam o Secundário









Às vezes, desejam que a vossa vida se mova mais rapidamente. Pensamentos sobre o futuro dançam na vossa mente - "acabem com esta etapa, eu estou pronto(a) para a seguinte!".

Retrospetivamente, pensando nos últimos anos, estes são os dias que passaram mais rapidamente, dias cheios dos momentos mais memoráveis. Uns foram maravilhosos, apaixonados, outros o oposto. Não obstante, todos tiveram uma nostalgia única dentro deles. Foram os dias em que se sentavam na sala de aula, muitas vezes não tendo ideia do que o professor estava a falar, à espera do toque da campainha. Os dias em que riram com colegas que um dia foram os vossos amigos mais próximos, desconhecedores ingénuos da realidade do mundo, de que só mais tarde viriam a tomar consciência. Sentados num silêncio constrangedor com alguém com quem vocês não conseguiam conversar, achavam então que seria tarde demais para o quebrar, quando encontrassem um motivo para iniciar uma conversa. Estar constantemente cercado por colegas em estádios variáveis de maturidade. Foram os dias em que se sentiram o(a) único(a) rapaz / rapariga da turma cujas características pubescentes estavam anos à frente dos vossos pares; as suas vozes claras e roucas fascinavam a vossa curiosidade juvenil. A alegria genuína estava nos rostos dos professores a quem vocês colocavam questões, apresentavam sugestões, propunham soluções. Os TPC’s que copiavam dos vossos amigos à pressa, minutos antes da aula; os auxiliares de memória nos testes; as emoções desses momentos. O entusiasmo que envolvia a sala quando o(a) professor(a) dizia que ia agendar uma visita de estudo, uma aula no exterior, uma participação da turma num evento.

Consistentemente ingénuos à natureza temporária desses dias, estes sentimentos, estas conversas, estas relações, estes sons, estes cheiros, estes cadernos, estes professores, estas visitas de estudo, estas risadas, estes sons inadequados, estes livros, estas canetas, estes lápis. ESTA escola.

Não tomem como garantida a partida da Camilo – estes serão, indubitavelmente,  os vossos melhores dias, os dias mais preciosos de uma fase da vida prestes a terminar. Dias que voltarão na idade adulta, rememorados, sob o véu diáfano da infância mitificada.

Felicidades!

Até sempre!


Tradução e adaptação do texto do aluno Ismaeel Yaqoob, publicado na plataforma europeia da juventude Voices of Youth.


1 comentário:

Candy disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.