sábado, 23 de junho de 2018

Então deixe-me contar-lhe uma história


Um conto de Rui Zink


 https://drive.google.com/open?id=1Pq-pGlY3UT2vZgB0v47XCmryJt1HHcbE
Zink, Rui, Um romance, Coleção Contos Digitais DN, Biblioteca Digital do Diário de Notícias, 
Escritório Editora, 2012. ISBN: 978-989-8507-11-2



"O leitor tem um instantinho? Também perdeu o comboio, como eu, e agora está aqui a fazer horas? Então deixe-me contar-lhe uma história. Juro que vai valer a pena. Vai ser a mais linda história que alguma vez leu. Enfim, talvez não a mais linda. Talvez nem seja linda sequer. Mas o leitor achá-la-á linda, e levá-la-á consigo, junto ao coração, como eu a tenho trazido junto ao meu. Esta aventura foi antes dos telemóveis. Não muito antes, mas um antes algum antes. Nos anos 80, salvo erro. Num restaurante que ficava ao lado dum cinema, quarta ou quinta à noite, eu tinha ficado de jantar com o Aristides antes do filme, mas ele estava mais atrasado que de costume. Para fazer tempo pus-me a olhar à volta, e acabei por me interessar por um parzinho na mesa ao lado, nervositos pela adivinhação mútua do que, para mim, é o ponto de rebuçado dos encontros amorosos: a noite em que quase de certeza. A noite em que."


Sem comentários: