segunda-feira, 11 de junho de 2018

Dia mundial contra o trabalho infantil


12 de junho

#GenerationSafeAndHealthy




A Organização Internacional do Trabalho (OIT) lançou o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil em 2002 para chamar a atenção para a extensão global do trabalho infantil e a ação e os esforços necessários para o eliminar. Todos os anos, no dia 12 de junho, o Dia Mundial reúne governos, organizações de empregadores e trabalhadores, a sociedade civil e milhões de pessoas de todo o mundo para destacar a situação das crianças trabalhadoras e o que pode ser feito para ajudá-las.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados pelos líderes mundiais em 2015, incluem um compromisso global renovado para acabar com o trabalho infantil. Especificamente, a meta 8.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável conclama a comunidade global a: "Tomar medidas imediatas e efetivas para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de pessoas e garantir a proibição e eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo recrutamento e uso de crianças-soldados, e até 2025 acabar com o trabalho infantil em todas as suas formas ".


Geração Segura e Saudável

Este ano, o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil e o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho destacam a necessidade global de melhorar a segurança e saúde dos jovens trabalhadores e acabar com o trabalho infantil.

Esta campanha conjunta visa acelerar a ação para alcançar a meta de Desenvolvimento Sustentável 8.8 de ambientes de trabalho seguros para todos os trabalhadores até 2030 e a meta 8.7 de acabar com todas as formas de trabalho infantil até 2025. Alcançar essas metas para o benefício da próxima geração da força de trabalho global requer uma abordagem concertada e integrada para eliminar o trabalho infantil e promover uma cultura de prevenção da saúde da segurança no trabalho.

Os retornos sobre o investimento em acabar com o trabalho infantil são incalculáveis. As crianças livres do fardo do trabalho infantil são capazes de realizar plenamente os seus direitos à educação, ao lazer e ao desenvolvimento saudável, fornecendo, por sua vez, a base essencial para um desenvolvimento social e económico mais amplo, a erradicação da pobreza e os direitos humanos.

Temos que nos mover muito mais rápido se quisermos honrar o nosso compromisso de acabar com o trabalho infantil, e precisamos de o fazer juntos.




O trabalho infantil mata a infância


Rumo a uma zona franca de trabalho infantil


Sem comentários: