segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Mês Europeu da Cibersegurança



1 a 31 de Outubro








O Mês Europeu da Cibersegurança (European Cyber Security Month/ ECSM) é uma campanha de consciencialização que promove a segurança cibernética entre os cidadãos da UE e advoga a mudança da percepção das ameaças cibernéticas através da promoção da educação, da partilha de boas práticas e da competição de dados e de segurança da informação. 

A Agência da União Europeia para a Segurança das Redes e da Informação (European Union Agency for Network and Information Security/ ENISA), a European Commission DG Connect e os Parceiros da Comissão Europeia têm implementado o ECSM, em outubro, nos últimos 5 anos. A ENISA procura aumentar o envolvimento do setor privado nesta iniciativa ao trabalhar com os órgãos de representação da indústria para aproveitar ao máximo o material já desenvolvido e construir esse material quando necessário.

ECSM é uma campanha anual de consciencialização que inclui tanto o público em geral, atuando como "cidadãos digitais da UE", como grupos específicos dos  Estados membros, organizações públicas e privadas, p. ex. especialistas em TI, autoridades NIS, organizações educativas, etc. O principal contato nos Estados membros é através da rede nacional (National Liaison Officers/NLO), parceiros de organizações públicas e privadas e redes de multiplicadoras.

Os beneficiários diretos dos resultados deste trabalho são os cidadãos da UE, divididos por diferentes categorias, bem como as organizações de usuários finais de setores públicos e privados (em particular na área de educação na UE).



Objetivos

Os objetivos do Mês Europeu da Cibersegurança são:

• Promover a consciência geral sobre a segurança cibernética, que é uma das prioridades identificadas na Estratégia de Segurança Cibernética da UE;
• Promover a consciencialização específica sobre a segurança da rede e da informação (Network and Information Security/ NIS), que é abordada na Diretiva da NIS;
• Promover o uso mais seguro da Internet para todos os usuários;
• Construir um sólido registo histórico para aumentar a consciencialização através do ECSM;
•  Envolver as partes interessadas relevantes;
• Aumentar o interesse da media nacionais através da dimensão europeia e global do projeto;
• Melhorar a atenção e o interesse em relação à segurança da informação através da coordenação política e mediática.





Cibersegurança




A cibersegurança é uma responsabilidade partilhada.


Sem comentários: