domingo, 1 de outubro de 2017

Dia Internacional das Pessoas Idosas



#UNIDOP - International Day of Older Persons




“Stepping into the Future: Tapping the Talents, Contributions and Participation of Older Persons in Society.”


Saber+ Agir melhor

O Dia Internacional das Pessoas Idosas é comemorado anualmente a 1 de outubro.

Este dia foi instituído em 1991 pela ONU / Organização das Nações Unidas. Tem como objetivos sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento (necessidade de proteger e cuidar da população mais idosa, mas também de destacar os talentos e a contribuição que as pessoas idosas dão às sociedades).

Em 2050, o mundo terá 2 bilhões de pessoas com mais de 60 anos e consideradas idosas. Pela primeira vez, teremos no nosso planeta mais cidadãos de terceira idade do que crianças. Estima-se que o envelhecimento populacional se dará mais rapidamente em países em desenvolvimento, em maior número, na Ásia, tendo a África o maior crescimento proporcional. A previsão é do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA/ United Nations Population Fund).

Através do tema proposto para este ano - Entrando no Futuro: Descobrindo talentos, contribuições e participação das pessoas idosas na sociedade.  De acordo com a ONU, as ações discriminatórias limitam a atuação dos idosos em locais de trabalho, na área da saúde impactando, de forma negativa, o bem-estar desses cidadãos. 

O Dia Internacional das Pessoas Idosas (UNIDOP) pretende sensibilizar a população em geral para essa atuação discriminatória, promover a reflexão sobre os modos como os idosos podem ajudar a implementar a Agenda 2030 e o Plano Internacional de Ação de Madrid sobre o Envelhecimento, e contribuir para a expansão dos direitos, preferências e atuação dos idosos. 








Sem comentários: