2 de outubro
Escultura "Não Violência" (ou Knotted Gun) do artista sueco Carl Fredrik Reuterswärd exposta na ONU.
Foto: ONU/Rick Bajornas.
O Dia Internacional da Não Violência, 2 de outubro, assinala o aniversário do nascimento de Mahatma Gandhi, líder do movimento de independência indiano e pioneiro da filosofia e estratégia da não violência.
A pena de talião "Olho por olho" é a raiz da cegueira humana
De acordo com a resolução A / RES / 61/271 da Assembleia Geral da ONU, de 15 de junho de 2007, que estabeleceu a comemoração, o Dia Internacional é uma ocasião para "disseminar a mensagem de não-violência, inclusive através da educação e da consciencialização pública". A resolução reafirma "a relevância universal do princípio da não-violência" e o desejo de "garantir uma cultura de paz, tolerância, compreensão e não-violência".
Apresentando a resolução na Assembleia Geral em nome de 140 co-patrocinadores, o Ministro de Estado da Índia para os Assuntos Externos, Anand Sharma, disse que o amplo e diversificado patrocínio da resolução refletiu o respeito universal por Mahatma Gandhi e a relevância da sua filosofia. Citando as próprias palavras do líder indiano,
"A não-violência é a maior força à disposição da humanidade. É mais poderosa do que a mais poderosa arma de destruição inventada pela ingenuidade do homem".
Sem comentários:
Enviar um comentário