terça-feira, 10 de outubro de 2017

Dia Internacional da Menina



11 de outubro




Tema escolhido para 2017: 
EmPOWER girls: emergency response and resilience planning







O Dia Internacional da Menina (Dia da menina) é celebrado anualmente no dia 11 de outubro para destacar questões relacionadas com a desigualdade de género enfrentada pelas jovens. 

Há cerca de 600 milhões de meninas de 10 a 19 anos no mundo, cada uma com potencial individual ilimitado, no entanto, estão a desaparecer da consciência pública e da agenda de desenvolvimento internacional. Entre as desigualdades no ensino secundário e as questões de proteção, as meninas adolescentes são impactadas de forma única e devem beneficiar de investimentos direcionados e programas que atendam às suas necessidades distintas. Investir em meninas adolescentes pode ter um formidável efeito de ondulação para criar um mundo melhor até 2030. 






Mensagem de Irina Bokova, Diretora Geral da UNESCO


"Este Dia Internacional da Menina surge em tempos turbulentos, com o mundo a enfrentar desafios crescentes de deslocamento forçado, mudanças climáticas e extremismo violento. Causado por conflitos armados ou desastres naturais, as crises humanitárias atingem sempre muito mais as mulheres e as meninas - elas representam mais de 75% dos refugiados e pessoas deslocadas em risco de guerra, fome, perseguição e desastre natural. Elas são também vulneráveis a abusos e à exploração sexual durante conflitos e em campos de refugiados.

O tema deste Dia Internacional - "EmPOWER girls: resposta de emergência e planeamento de resiliência"- articula-se com o compromisso da UNESCO de promover a proteção das meninas contra os conflitos e a violência e de reforçar a sua resiliência, garantindo a sua plena participação nos processos de mediação e negociação."







No Dia da Menina (#DayOfTheGirl), como em todos os dias, celebramos a mulher. Nunca é de mais repetir: as mulheres precisam de ser as suas próprias Super-Heroínas ( #SuperHero).




Quem é a tua heroína?









Sem comentários: