sábado, 6 de outubro de 2018

Da empatia


#AprendemosJuntos

O que é a empatia e como desenvolvê-la?
- Por Rafael Guerrero (Psicólogo)


Rafael Guerrero entrevistado por Laura Guarddón




Licenciado em Psicologia Clínica e da Saúde da Universidade Complutense de Madrid e Doutor em Educação, Rafael Guerrero dedicou grande parte de sua carreira profissional investigação, à prática clínica e de ensino na Faculdade de Educação da Universidade Complutense de Madrid e o Centro Universitário Cardenal Cisneros. 

Palestrante em conferências e formador de professores e pais em muitas faculdades e escolas nacionais e internacionais, Guerrero acaba de publicar Educação e apego emocional, um manual para transformar crianças e jovens em especialistas emocionais. Como promover segurança, autoestima e empatia em crianças e estudantes? 

No seu último livro, ele propõe chaves práticas para implementar em casa e na sala de aula. "Existem várias ferramentas que podemos dar à criança para que ela possa identificar, nomear e expressar as suas emoções. Temos que legitimá-la: se o nosso filho nos fala sobre algo que lhe diz respeito, não podemos racionalizar, mas ouvir e escutar até que ele encontre o equilíbrio emocional ", diz o psicólogo. E alerta para a importância do "outro" na aprendizagem de habilidades sociais: "A empatia não é apenas possível, deve ser ensinada. E para isso é importante não só o que dizemos, mas o que fazemos ", conclui.


O vídeo da entrevista completa (1:16:44) - Chaves para transformar o seu filho num especialista emocional - está disponível no site Aprendemos juntosEl Pais, com tradução automática em Português.


Sem comentários: